Organizações querem programa de ônibus elétricos para cidades

Proposta pede que o governo federal crie um programa de aluguel de frota elétrica para auxiliar o setor de transportes coletivos urbanos a melhorar a qualidade do sistema

Notícias
 

Fonte: iCS  |  Autor: Mobilize/ iCS  |  Postado em: 18 de maio de 2022

Aluguel de frota de ônibus elétricos, para apoiar

Aluguel de frota de ônibus elétricos, para apoiar o setor

créditos: Divulgação/Marco Polo

Seis organizações não-governamentais - iCS, Idec, ICCT, ISS, ITDP e WRI* - enviaram no começo desta semana uma carta ao Ministério do Desenvolvimento Regional propondo a criação de programa de aluguel de ônibus elétricos.

 

Segundo seus idealizadores, o programa preenche várias frentes, desde a contribuição para o processo de descarbonização do transporte público até a mudança de paradigma da estrutura de custeio dos sistemas municipais. 

 

Pela proposta, o governo federal se encarregaria da contratação da frota de ônibus elétricos, assim como dos serviços de manutenção e recarga das baterias. Esta frota seria alugada por estados e municípios interessados com ganhos no custo de manutenção desse serviço. O objetivo, defendem seus propositores, é ajudar financeiramente as administrações na gestão do transporte coletivo, além de contribuir para a melhora na qualidade dos veículos e do ar que se respira no ambiente urbano. 

 

A seguir, um trecho da carta enviada ao Ministro do Desenvolvimento Regional:

 

“O transporte público atesta (...) seu caráter indispensável para o funcionamento mínimo das cidades, de forma muito mais aguda do que em momentos históricos anteriores. Nesse contexto de crise ficou claro que, embora apresente muitos problemas de gestão, o setor de transporte público é essencial para atender a todas as cidadãs e os cidadãos – 50% dos passageiros dependem unicamente dele, não possuindo outras alternativas de transporte para o seu deslocamento. Seu adequado funcionamento, principalmente de forma ambientalmente apropriada e sem emissões de poluentes, é uma necessidade de saúde e fundamental para a qualidade de vida e de saúde nas cidades.” 

 

Para entender em detalhe a proposta, clique aqui e leia a carta completa.

 

Leia também:
Curitiba vai testar ônibus elétricos em 2024, diz presidente do Ippuc
Berlim adota nova solução de recarga elétrica inteligente para ônibus
S. José dos Campos (SP) assume o transporte e anuncia frota elétrica
Londres adquire novos ônibus 100% elétricos de dois andares
Volvo vai produzir caminhões e ônibus elétricos no Brasil

 

*iCS (ICCT – Conselho Internacional de Transporte Limpo); Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor); ISS (Instituto Saúde e Sustentabilidade); ITDP (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento); e WRI (World Resources Institute).  


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário