Escolas ganham nova rua de trânsito calmo no Recife

Ontem, Dia do Pedestre, área de urbanismo tático foi entregue no bairro do Pina. Ações sinalizam para redução de 25% na mortes de pedestres no Recife entre 2020-2021

Notícias
 

Fonte: Prefeitura do Recife  |  Autor: Mobilize/ Prefeitura do Recife  |  Postado em: 09 de agosto de 2022

Crianças: foco da ação de segurança viária ontem n

Crianças: foco da ação de segurança viária ontem no Recife

créditos: Josenildo Gomes/CTTU

A Prefeitura do Recife entregou nesta segunda-feira (8), Dia do Pedestre, uma nova área de trânsito calmo na Rua das Oficinas, no bairro do Pina (zona sul), local que concentra grande número de pedestres devido a duas escolas e uma unidade de saúde do local. A implantação foi realizada em conjunto pela Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). 

 

Além da ampliação da calçada que garante o aumento do espaço para pedestres, e o estreitamento da via para induzir o condutor a reduzir a velocidade, o projeto inclui também uma faixa de pedestre elevada, para maior acessibilidade na travessia. Fora isso, mais oito travessias para pedestres foram implantadas na Rua das Oficinas e em vias do entorno. Outra medida importante é a regulamentação da velocidade na via, limitada agora para 30 km/h. 

 

Além dos benefícios para os pedestres, foi realizada a implantação de paraciclos para incentivar o uso da bicicleta na ida à escola. O mobiliário urbano também foi renovado com vasos e floreiras para humanizar o espaço público e ambientar o caminho para escola. Outro diferencial foi a implantação de elementos lúdicos como pegadas e amarelinhas no caminho que leva à unidade de ensino. Os estudos foram desenvolvidos em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e a implantação com o apoio das secretarias de Inovação Urbana do Recife e de Educação.


Queda nas mortes de pedestres

De acordo com o Relatório Preliminar de Vítimas fatais de sinistros de trânsito do Recife, realizado em parceria entre a CTTU e a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, os pedestres representam o maior número de vítimas fatais na cidade, com 43% dos casos. Ainda assim, em 2021, os dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat) indicam uma redução de 25% na morte de pedestres entre 2020 e 2021. 

 

Durante a entrega do projeto, as equipes de Educação para o Trânsito da CTTU iniciaram a campanha “A Liga Mandou Dizer”, inspirada na brincadeira infantil de Seu Rei Mandou Dizer. Artistas educadores abordaram crianças, motoristas e outros pedestres com ordens como “A liga mandou dizer... Se o sinal verde aparecer, todo mundo vai mexer! Mas se vermelho ele ficar, todo mundo vai parar!", induzindo ao respeito no trânsito. A campanha acontecerá em vários locais de urbanismo tático na cidade durante a semana para conscientizar sobre o respeito às áreas de pedestres. 

 

Intervenção na calçada de escola no bairro do Pina, em Recife. Foto: Josenildo Gomes/CTTU

 

Urbanismo tático

Entre janeiro e fevereiro de 2019, ocorreram 24 acidentes de trânsito com vítimas em áreas onde na sequência foram implantadas intervenções de urbanismo tático, segundo a CTTU. Após consolidar essa iniciativa, entre janeiro e fevereiro de 2020, o número caiu para 14 acidentes com vítimas, uma redução de 41%. 

 

Áreas como o Largo da Paz, que tiveram sete acidentes com vítimas neste período de 2019, no ano seguinte, após os urbanísticos táticos, registraram duas ocorrências. Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro acidentes com vítimas também neste período. 

 

Leia também:
Mortes no trânsito do Recife caem 29% entre 2017-2020
A mais bela rua do Recife agora é exclusiva para pedestres
Metrô do Recife: governo de PE erra na concessão
Ciclovia lançada ontem (10) no Recife é antiga reivindicação
Plano cicloviário no Recife faz oito anos, mas na prática fica a desejar

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário