Câmara analisa proposta de Bilhete Único Nacional

Conforme o projeto, caberia ao Governo Federal a criação de um bilhete eletrônico pré-pago que possa ser usado em todos os modos de transporte do país

Notícias
 

Fonte: Agência Câmara de Notícias  |  Autor: Ralph Machado / Agência Câmara de Notícias  |  Postado em: 12 de agosto de 2022

Proposta: um único bilhete, valido em todo o Brasi

Proposta: um único bilhete, valido em todo o Brasil

créditos: SPTrans


Um projeto de lei em tramitação na Câmara Federal prevê a instituição de um bilhete único para o transporte público que poderia ser usado em todas as cidades do país.


O PL 1830/22 prevê que a União coordenará a implementação de um sistema nacional de bilhete único a ser usado por todos os entes federativos em todos os modais de transporte público. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012).


Conforme a proposta, o sistema deverá ser eletrônico, permitindo o pagamento antecipado (pré-pago) por meio de cartão, aplicativo para celular e similares. O texto não trata do valor das tarifas, que continuará a ser definido por quem controla o serviço público nos estados, no Distrito Federal ou nos municípios.


Atualmente, cada localidade tem o seu próprio sistema de pagamento. A pessoa que mora em um município e trabalha em outro é forçada, muitas vezes, a usar dois sistemas”, disse o autor da proposta, deputado Kim Kataguiri (União-SP). “A mudança aumentará a eficiência dos sistemas e reduzirá a burocracia”, defendeu o parlamentar.

 

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, segue para análise pelo Senado Federal.


Leia também:
Frota de ônibus no Brasil é a mais velha em 27 anos
Mobilidade como Serviço tem chances no Brasil?
Prefeitura de SP pode ter que bancar ciclofaixas de lazer
Rio deve iniciar bilhetagem digital até janeiro


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário