Belém (PA) investe na construção e recuperação de calçadas

Desde 2021, prefeitura da capital paraense reformou e construiu aproximadamente 47,8 mil m² de passeios em pontos emblemáticos e de grande fluxo de pedestres

Notícias
 

Fonte: Agência Belém  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de outubro de 2022

Recuperação de calçada com piso de pedras, em Belé

Recuperação de calçada com piso de pedras, em Belém

créditos: Prefeitura de Belém/Divulgação

Diversas obras de manutenção e recuperação de calçadas vêm sendo realizadas em avenidas, praças e logradouros de Belém desde 2021, quando teve início a atual gestão da Prefeitura da capital paraense.

 

São quase 48 mil m² de calçadas construídas e reformadas em vários pontos da cidade, incluindo projetos de piso intertravado, liso de concreto, e a instalação de pedras portuguesas em passeios, segundo dados do Departamento de Obras Civis (Deoc).

 

Obras executadas

Entre as obras concluídas, estão a recuperação no calçamento do entorno do Bosque Rodrigues Alves, a do Museu Emílio Goeldi, do canteiro central da avenida Pedro Álvares Cabral, das avenidas Marquês de Herval e Marechal Hermes, do entorno do Instituto Federal do Pará (IFPA) e o canteiro central e lateral da avenida Doutor Freitas.

 

Piso do canteiro central foi recuperado na Av. Pedro Álvares Cabral. Foto: Ascom/Seurb

 

As praças também ganham destaque entre as obras concluídas. Ao todo, 20 praças receberam reformas nas calçadas, como as praças Batista Campos e da República, consideradas cartões postais da capital. Na Batista Campos, a prefeitura fez a manutenção para corrigir os pontos danificados na calçada e na praça da República foram realizados reparos no calçamento de pedras portuguesas que ficam ao redor do ponto turístico. 

 

Pisos das praças também foram incluídos no programa de calçadas. Foto: Ascom/Seurb

 

"Recuperamos e construímos calçadas em pontos importantes da cidade de Belém, locais que possuem grande movimentação e fluxo de pessoas. Já estamos com demandas para as próximas obras que irão iniciar em breve", ressalta Márcia Miranda, arquiteta da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e fiscal das obras de calçamento.  

 

Programa de calçadas

A manutenção e recuperação de calçadas faz parte do programa Belém Bem Cuidada, que leva para os bairros e distritos da cidade de Belém ações de mobilidade, saneamento básico, iluminação pública, sinalização e paisagismo.

 

Segundo a Prefeitura, a próxima obra a ser executada é a calçada da avenida Augusto Montenegro, que deverá receber piso tátil e rampa de acessibilidade. Nesse local, o calçamento agora programado para ser implantado estava previsto para acontecer durante as obras do BRT, no trecho entre os terminais do Mangueirão e da Maracacuera, esse último localizado na entrada do Distrito de Outeiro.

 

Fiscalização

Além destas obras, a Seurb também atua orientando os moradores que desejam construir ou reformar sua calçada e adequá-la aos padrões técnicos, além de avaliar os projetos que devem ser apresentados para esse tipo de construção. 

 

Também é realizado, segundo o órgão, o trabalho diário de fiscalização, que observa obstruções e irregularidades nas calçadas, para posteriormente notificar sobre a adequação segundo padrões corretos, que incluem itens como elevação, inclinação, revestimento, nivelamento e alinhamento, assim como obstruções nas calçadas.

 

Leia também:
Goiânia castiga pedestre com poucas faixas e calçadas ruins
Lisboa organiza passeios sobre as calçadas de pedra portuguesa
Cuidar das calçadas: o (mau) exemplo de NY e Los Angeles
Tecnologia permite projetar ruas e calçadas melhores
"Que tal uma operação tapa-buracos nas calçadas?"


 

 

 

 

 

 

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário