Recife monitora respeito à velocidade em suas vias

Medições buscam identificar pontos críticos para intensificar ações de segurança viária com engenharia de trânsito, fiscalização e educação dos condutores

Notícias
 

Fonte: Prefeitura do Recife  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de novembro de 2022

Av. Agamenon Magalhães, um dos pontos em exame pel

Av. Agamenon Magalhães, um dos pontos em exame pela pesquisa

créditos: Reprodução Google Street View


Para coletar informações sobre o comportamento dos condutores do Recife, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Johns Hopkins University (EUA), iniciou hoje (21), uma pesquisa para medir a velocidade média dos motoristas recifenses em vias de diferentes portes na cidade. A ação é em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global e tem o objetivo de identificar o índice de respeito à velocidade máxima regulamentada nas vias.

 

Os pesquisadores estarão em 16 vias da cidade com equipamentos para medir a velocidade dos veículos e registrar se há excesso. Os equipamento não geram multas ou notificações, mas darão informações à CTTU sobre o comportamento dos condutores na via. "Precisamos de estratégias para fazer com que o condutor respeite o limite de velocidade estabelecido na via porque a velocidade excessiva é um dos principais fatores de riscos de sinistros de trânsito. Isso pode ser feito por meio de ações de educação, de fiscalização eletrônica ou, ainda, de redesenho nas vias para induzir à redução de velocidade, como o estreitamento das faixas de rolamento", destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

 

Trata-se da quarta rodada de pesquisas sobre a velocidade na cidade. Na primeira, em 2020, observou-se que o excesso de velocidade envolvia, em média, 37% dos veículos. Em 2021, o número caiu para 30%, o que revela um aumento de 19% no índice de respeito à velocidade regulamentada no local. Conforme as informações da CTTU, as motocicletas são os veículos mais propensos a acelerar e excedem, em média, em 44% a velocidade máxima regulamentada na via. De acordo com o Relatório Anual de Segurança Viária, também lançado nesta segunda-feira (21), os motociclistas representam 69% das vítimas feridas em sinistros de trânsito ocorridos em 2021.

 

 Agente da CTTU aciona aparelho para medição das velocidades Foto: CTTU/Recife


Metodologia
Para realizar as análises, os pesquisadores vão às ruas com equipamentos medidores de velocidade dos veículos. As medições são feitas das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Desde 2020, a pesquisa é realizada com o objetivo de estabelecer um comparativo anual e, com isso, analisar se as ações da Prefeitura estão resultando na redução de velocidade e, ainda, se existe necessidade de intensificar as ações em determinada localidade. Ao todo, 16 locais foram observados.


Leia também:
Motivos para reduzir a velocidade nas cidades
Em cinco anos, Zona 30 reeduca condutores no Recife
Centro de Fortaleza terá quadrilátero com 30 km/h de velocidade 
Tecnologia que reduz velocidade em zonas 30 é testada na Europa


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário