Consulta pública sobre o marco legal do transporte é aberta

De hoje (28) até 26 de janeiro de 2023, a população brasileira é chamada a contribuir com a lei que cria o novo modelo de serviço dos transportes públicos coletivos

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Governo Federal  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de novembro de 2022

População pode opinar sobre o PL que regula o tran

População poderá opinar sobre o PL que regula o transporte

créditos: Joyce Juliana/Secom Maceió

O projeto que cria o Marco Legal do transporte público no Brasil, elaborado com ativa participação das empresas e de entidades do setor, chega agora à sua fase final antes de entrar em vigor. 

 

Após o período iniciado em 2021, nesta etapa aberta hoje (28), será feita uma consulta pública com o objetivo de reunir contribuições da sociedade para esta nova regulamentação do serviço.

 

A consulta começa nesta segunda-feira (28) e prossegue até o dia 26 de janeiro de 2023, já sob a nova presidência do país. Para participar, basta entrar no site do governo federal e deixar opiniões, propostas ou sugestões ao texto de lei. 

 

Histórico

O processo de elaboração da minuta do projeto de lei (PL) que institui o "Marco Legal do Transporte Público Coletivo" foi a resposta que o setor deu em 2021 para enfrentar a situação de crise financeira que se agravava com as limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

 

O novo marco regulatório permitirá reestruturar o modelo de prestação do serviço no país, com a definição de princípios, diretrizes e objetivos do transporte público. Abordará também tópicos como a organização e o financiamento dos serviços, e aspectos relacionados à operação, como a contratação de operadores e o regime econômico-financeiro.

 

Todas as pessoas interessadas podem contribuir com sugestões ao planejamento e à organização do processo regulatório do transporte coletivo. A Consulta Pública acontece de forma on-line, com acesso pelo endereço:

https://www.gov.br/participamaisbrasil/marco-legal-transporte-publico-coletivo

 

Leia também:
Em BH, uso de máscara volta a ser obrigatório no transporte público
Tarifa zero, custo alto e conta que não fecha: os dilemas de SP
Marco legal do transporte público será debatido em Salvador
Desafios para 2023: promover mobilidade ativa e transporte coletivo
Projeto prevê app de transporte público gratuito em todas as cidades


 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário