Recife começa a instalar novos e modernos abrigos de ônibus

Protótipo foi instalado ontem (30) no centro da capital. Mobiliário é amplo, bonito e, importante!, protege contra sol e chuva. Serão modernizados 3.650 abrigos e totens

Notícias
 

Fonte: JC Online  |  Autor: Roberta Soares/ JC  |  Postado em: 01 de dezembro de 2022

Abrigo na Rua do Sol, aberto para o centro do Reci

Abrigo na Rua do Sol, com vista para o centro do Recife

créditos: Bruno Campos/JC Imagem

O primeiro novo abrigo de ônibus da Região Metropolitana do Recife foi instalado nesta quarta-feira (30) e faz parte do pacote que será gerido pela iniciativa privada pelos próximos 20 anos.

 

A parada do transporte coletivo, situada na Rua do Sol, bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, mostra que é possível, sim, que o mobiliário urbano seja algo bonito, moderno e de qualidade.

 

A iniciativa é algo que surpreende porque, embora o transporte público coletivo responda por 80% dos deslocamentos da população nos centros urbanos, mesmo assim o serviço costuma ser menosprezado pela maioria dos gestores.

 

O novo abrigo é diferente de tudo o que os passageiros dos ônibus do Grande Recife estão acostumados a ver. É moderno, amplo, tem vários assentos, protetor de vidro, iluminação Led e, acreditem, proteção de fato contra a chuva e o vento. Tem, ainda, painéis indicativos com as linhas de ônibus atendidas e de temperatura.

 

Painéis indicativos de linhas e temperatura. Foto: Kallas/Divulgação

 

Licitação

A parada de ônibus - como a população costuma chamar - é um protótipo construído pela empresa Kallas Mídia OOH, que venceu a licitação pública para cuidar de 3.650 unidades, entre abrigos e totens de embarque e desembarque espalhados pela RMR.

 

Escolhida pelo governo de Pernambuco, a Kallas já tem expertise no setor de publicidade, principal retorno da futura concessão. A futura concessionária terá que recuperar, reconstruir, substituir e manter todas as unidades. Em troca, terá a receita proveniente da exploração publicitária dos equipamentos. O valor mínimo de outorga para a concorrência foi de quase R$ 200 mil (R$ 199.747,22).

 

Trata-se de uma concessão simples, sem contrapartida do Estado. O retorno financeiro será com a exploração dos espaços para publicidade previstos na readequação dos abrigos - independentemente do modelo.

 

Segundo o gerente de Projetos Urbanos da Secretaria de Planejamento de Pernambuco (Seplag), Canton Wú, os novos abrigos são um estímulo ao pertencimento da população pelo transporte público e  "somente essa instalação já tem gerado uma grande expectativa."

 

“Precisamos acabar com a ideia de que o equipamento público tem que ser de menor qualidade, com menos beleza", disse Canton Wú. Foto: Seplag/Divulgação

 

Na verdade, a nova concessão ficará responsável por um pouco mais da metade dos abrigos e totens do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da RMR, que tem mais de 6 mil unidades. A maioria dos equipamentos que serão recuperados e modernizados pelo Grupo Kallas ficam na capital.

 

O protótipo instalado na Rua do Sol foi apresentado ontem ao governador Paulo Câmara (PSB) e, nos próximos dias, o contrato de concessão deverá ser assinado. A Kallas terá que recuperar e modernizar os 3.650 abrigos e totens do contrato em até seis anos (72 meses). Para 2023, terá que entregar 550 deles.

 

São previstos em contrato quatro modelos, sendo que 900 serão do tipo mais completo, semelhante ao que foi instalado na Rua do Sol, por exemplo. Os outros variam entre os três tipos diferentes de modelos.

 

Leia também:
Grupo paulista vence concessão de paradas de ônibus em Recife
Porto Alegre vai ganhar mais de 1,5 mil novos abrigos de ônibus
Campinas (SP) instala 100 novos abrigos de ônibus "Andorinha"
Mobilidade urbana melhora no Recife... mas ainda falta muito


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário