Como transformar uma rua para priorizar as pessoas

Um pequeno vídeo mostra a possível transformação de uma rua na cidade portuária de Riga, na Letônia, de forma simples, econômica e rápida...

Notícias
 

Fonte: Oto Ozols  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de maio de 2023

Rua Matisa: antes e um possível futuro

Rua Matisa: antes e um possível futuro

créditos: Reprodução

É facil!?

O urbanista Oto Ozols, de Riga, na Letônia, criou este curiosíssimo vídeo para mostrar as possibilidade de transformação da rua Matisa e do Mercado Vidzeme em sua cidade.


É quase um disparate comparar a histórica e aconchegante Riga, com seus 600 mil habitantes, a qualquer capital brasileira, mas a proposta valeria bem para lugares como o bairro da Luz e a zona do Mercado Central, em São Paulo, ou as áreas portuárias de Belém, Porto Alegre, Santos, Salvador ou o Rio de Janeiro.


O vídeo mostra que as mudanças urbanas são relativamente simples e que com poucos elementos e baixo investimento é possível transformar completamente um lugar frio e desumano em uma área boa para estar os circular.

A questão, argumenta o próprio Oto, é a necessidade de vontade política e coragem dos agentes públicos para propor as mudanças e negociar pacientemente cada detalhe com moradores, comerciantes e usuários das vias.


Não, não é facil.

 



Leia também:
Em busca da educação nas ruas
Prefeitura de Machado (MG) anuncia Tarifa Zero aos finais de semana
Metrô de Pequim: para embarcar, basta usar a palma da mão

Lisboa oferece bicicleta de graça a quem tem passe mensal do transporte

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário