Lisboa oferece bicicleta de graça a quem tem passe mensal do transporte

Os que residem na capital portuguesa e usam passe mensal do transporte público já podem pedalar, sem custo, nas bicicletas da rede Gira, com 146 estações e 1.600 bikes

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Emel  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de maio de 2023

Muitas ladeiras, e muitas bikes elétricas em Lisbo

Muitas ladeiras, e muitas bikes elétricas em Lisboa

créditos: Emel/ Divulgação

Desde a última sexta-feira (26), as pessoas que moram em Lisboa e tem a assinatura mensal (com o cartão Navegante) do sistema de transporte público da cidade já podem também usufruir, e gratuitamente, do serviço da rede Gira de bicicletas compartilhadas.

 

Recentemente, o sistema de bikes lisboeta inaugurou seis novas estações, o que totaliza uma rede de 146 estações e cerca de 1.600 bicicletas. A maioria são bikes elétricas, consideradas essenciais para encarar as muitas ladeiras existentes na capital portuguesa.

 

Segundo Carlos Silva, presidente da Emel (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa), que gerencia o sistema de bikes compartilhadas, "mais de 50% dos residentes em Lisboa vivem a menos de 10 minutos a pé de uma estação Gira". Assim, diz ele, a intenção é continuar expandindo a rede, com a meta de chegar a todos os bairros da cidade e atingir o dobro da frota atual. 

 

Para quem tem o cartão Navegante do transporte ativo, o uso das bikes é gratuito, desde que comprovada residência em Lisboa. Para jovens com até 23 anos e idosos com mais de 65 anos, que já têm direito ao transporte gratuito, a inscrição deverá ser feita diretamente pelo aplicativo do sistema Gira. Os demais usuários vão precisar solicitar o benefício em um dos postos de atendimento da Emel.

 

Leia também:
Lisboa organiza passeios sobre as calçadas de pedra portuguesa
Zonas pobres de Lisboa têm menos acesso a ciclovias, aponta estudo
Manifestação em defesa de ciclovia reúne mil pessoas em Lisboa
Tembici recebe R$ 160 milhões em financiamento do BNDES
E o Velo-City 2021 começou hoje (6) em Lisboa



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário