Câmara aprova desembarque fora do ponto à noite para mulheres

Projeto que prevê o direito de descer fora das paradas de ônibus a mulheres, idosos e pessoas com deficiência foi aprovado nesta sexta (4) por comissão da Câmara Federal

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Agência Câmara de Notícias  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de agosto de 2023

Medida prevê menos riscos nos desembarques de ônib

Medida prevê menos riscos nos desembarques de ônibus

créditos: José Fernando Ogura/Agência de Notícias do PR

Mulheres e pessoas idosas ou com deficiência em todo o país poderão desembarcar fora das paradas de ônibus no período noturno. A medida, aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (4), está prevista no Projeto de Lei 3258/19, que altera a Lei do Atendimento Prioritário. O texto já havia sido aprovado pelo Senado. 

 

Segundo a autora da proposta, senadora Daniella Ribeiro (PSB-PB), a opção pelo transporte coletivo à noite pode representar risco aos passageiros. “Esse risco é ainda maior para a população mais vulnerável, e diversas cidades já optaram por autorizar os motoristas de ônibus a parar fora dos pontos de ônibus”, afirmou. 

  

Segundo a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), relatora da proposta, “a possibilidade de solicitar embarque ou desembarque em local movimentado, iluminado ou próximo do destino pode ajudar a mulher a diminuir sua exposição aos riscos que diuturnamente enfrenta”, afirmou. 

 

O projeto aprovado também determina que os estados, o Distrito Federal e os municípios estabeleçam políticas que aumentem a segurança do usuário do transporte público intermunicipal e interestadual, especialmente no período noturno.

 

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
Totens de apoio a mulheres ficarão permanentes em 100 paradas
"Todos os ônibus já deveriam ter piso baixo"
Transmilenio cria linha operada só por mulheres
Campanha por direito ao transporte público é lançada em Ponta Grossa
Recife começa a instalar novos e modernos abrigos de ônibus


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário