Conectividade e segurança no trânsito

Iniciativa de universidades do Brasil e da Alemanha com o setor privado, pretende usar Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) para reduzir acidentes

Notícias
 

Fonte: UFSCar  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de setembro de 2023

Conectividade e segurança

A tecnologia pode ajudar a trazer segurança viária?

créditos: II Concurso Mobilize de Ilustrações/Infantil

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a USP São Carlos, com o Instituto de Pesquisa do Centro Universitário Facens (IP Facens) e com a Technische Hochschule Ingolstadt (THI), da Alemanha, estão trabalhando juntos em um projeto que prevê um ecossistema conectado e cooperativo para, por exemplo, detectar pedestres em travessias, criando um ambiente colaborativo com foco na segurança viária.


A iniciativa, que tem o nome de Conecta 2030, tem o apoio da operadora de telefonia TIM Brasil e da Stellantis (Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën). Conforme texto divulgado pela UFSCar, o desafio do grupo é desenvolver Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS, na sigla em inglês), a partir dos pilares da conectividade, inteligência artificial e gêmeos digitais (uso de modelos virtuais para simular objetos físicos).


De acordo com a professora Luciana Zaina, do Departamento de Computação da UFSCar e coordenadora associada, o projeto pretende colaborar na redução de acidentes com os usuários das vias considerados mais vulneráveis, como pedestres e ciclistas, mas também motociclistas ou qualquer pessoa que tenha maior risco de lesões em ocorrências de trânsito.


“Os usuários vulneráveis de vias frequentemente estão desprotegidos e têm visibilidade limitada, tornando-os mais suscetíveis a acidentes causados por veículos motorizados”, explicou a docente. Ainda segundo a professora, a iniciativa envolve diferentes áreas da pesquisa, como inteligência artificial, conectividade, simulação e experiência do usuário para o setor automotivo.


O Conecta 2030 faz parte de uma estratégia do governo federal para o desenvolvimento do setor automobilístico no país, chamada Rota 2030. A iniciativa sobre conectividade é financiada pelo Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa).

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:
O impacto da inovação tecnológica na mobilidade urbana de São Paulo
Tecnologia permite projetar ruas e calçadas melhores
Mais de 40% podem trocar suas cidades por uma "smart city"


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário