"Bicicleta e Liberdade", filmado em presídio, é premiado em Paris

Documentário de Denise Silveira revela a experiência de presos num curso de capacitação em mecânica de bicicletas. O filme venceu na categoria Direitos Humanos

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Caio Guatelli/ Ciclocosmo  |  Postado em: 21 de novembro de 2023

Preso conserta bike no CDP de Jundiaí (SP), durant

Preso conserta bike no CDP de Jundiaí (SP), durante filmagem

créditos: Caio Guatelli

Enfileirados e algemados, os presos saíam tensos pelo portão que dava acesso ao pátio. As algemas eram retiradas uma a uma para que eles pudessem participar do curso de formação profissional em mecânica de bicicletas.

 

Os semblantes carregados por inimagináveis históricos de violência e mágoas, automaticamente se transformavam quando davam de frente com duas bicicletas na bancada da oficina de mecânica. Um espanto alegre, quase inocente, trazia de volta memórias pueris, e junto com raros sorrisos brotavam histórias antigas, de quando esses homens marcados ainda eram meninos cheios de sonhos.

 

Assim se desenrola o documentário "Bicicleta e Liberdade", da diretora e jornalista Denise Silveira, que retratou o Projeto Pedalar, um curso de formação profissional em mecânico de bicicletas para presos do Centro de Detenção Provisória Marco Antônio Alves Bezerra, em Jundiaí (SP), fruto da parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária do estado de São Paulo com o Instituto Ação Pela Paz.

 Clique para ver o documentário premiado Imagem: Reprodução

O documentário, em forma de videorreportagem, tem cerca de quatro minutos e mostra uma das aulas do curso, além de trazer depoimentos de funcionários, voluntários e presos do centro de detenção.

 

O filme foi o vencedor da categoria "curta metragem sobre direitos humanos" do festival Paris Lady Moviemakers, realizado em outubro na capital francesa.

 

"Este trabalho é especial para mim porque mostra uma realidade que a maioria das pessoas não quer ver. Ofereci a pauta para diversas emissoras de TV e nenhuma delas se interessou. Foi aí que percebi que realmente precisava contar essa história", contou Denise nesta segunda-feira (20), após receber a notícia do prêmio.
 


Homem é algemado no CDP de Jundiaí, onde presos recebem aulas de mecânica de bicicletas Foto: Caio Guatelli

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
Denise Silveira mostra suas fotos no Festival da Bicicleta de Salvador
Ciclovia Musical volta a Jundiaí (SP)
Duas mulheres e uma oficina: bicicletas compartilhadas em Cuba
"A bicicleta é a perfeita máquina do tempo"
Bicicleta, mais do que um modo de transporte


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário