Niterói: novos contadores de ciclistas e bikes públicas gratuitas

Cidade fluminense também planeja dobrar a infraestrutura para a circulação de bicicletas, e chegar a 120 km de ciclovias até o final de 2024

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Niterói  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de fevereiro de 2024

Niterói: contagem automática de ciclistas e promes

Niterói: contagem automática de bicicletas nas ruas

créditos: Prefeitura de Niterói


A Prefeitura de Niterói anunciou a instalação do sistema Contabike, um avanço significativo na coleta de dados sobre o uso de bicicletas na cidade. O sistema de monitoramento automático de ciclistas desenvolvido pela empresa Eco-Counter é composto por 11 contadores automáticos, estrategicamente posicionados em locais-chave da cidade.


O prefeito Axel Grael (PDT) explicou que graças ao novo sistema de contagem, o programa de monitoramento do uso da infraestrutura cicloviária, até então realizado de maneira mensal, será maximizado para uma rotina em tempo real, fornecendo dados de hora em hora, todos abertos ao público.


“Desde que trouxemos a bicicleta para o centro da discussão sobre mobilidade em Niterói, enfrentamos muita resistência e o tempo vem mostrando que a cidade tem sim vocação para o ciclismo, para a opção da mobilidade ativa", avalia o prefeito.


Ele considera que as contagens são importantes no próprio debate com a sociedade, para mostrar que a bicicleta é uma opção viável e que estava sendo abraçada pelos niteroienses. "Durante muito tempo as pessoas achavam que isso era um exagero, que ninguém iria usar essas ciclovias. Com o novo sistema, teremos a contagem ininterrupta, o que vai nos permitir cruzar dados e avançar de forma substancial nas ações de mobilidade voltadas ao ciclismo”, aposta Grael.


Menos carros nas ruas
O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, diz que os contadores são um importante instrumento de análise do transporte de pessoas na cidade, pois permite verificar quantos carros foram evitados do tráfego da cidade a cada dia. “A contagem de ciclistas é importante para o planejamento de obras, projetos, políticas públicas, mas também mostra a importância da comunicação com a população. Um dado coletado pontualmente em setembro, mostra que 1.888 ciclistas passaram em uma hora de pico na avenida Amaral Peixoto. Considerando que cada carro no Brasil transporta, em média, 1,25 passageiro, isso significa que 710 carros deixaram de circular pela via durante aquela hora. Os dados coletados pelo Contabike serão armazenados e organizados, junto com todas as informações de mobilidade produzidas na cidade pelos ônibus, barcas, GPS e táxis. Isso vai permitir olharmos de forma muito abrangente os indicadores de transporte”, explica Barandier.


Em janeiro, a malha cicloviária na cidade contava com 66 km de vias exclusivas, mas a previsão da Prefeitura é de chegar a 120 km até o final de 2024.


Bikes compartilhadas
A administração da cidade também planeja implantar ainda em  2024 o programa Nit Bike, de bicicletas compartilhadas, cujo nome foi escolhido pela população por meio de uma consulta pública com 5.240 votos. O serviço será gratuito e deve começar a operar no mês de março. O projeto prevê 50 estações, 46 para adultos e quatro para crianças, totalizando 600 bikes oferecidas gratuitamente no município.


Leia também:
Conheça o Anel Ciclista de Madri
Guia mostra como a bicicleta pode apoiar aprendizagem na escola
Bicicleta, mais do que um modo de transporte
Impacto social do uso da bicicleta em São Paulo
Mobilidade por Bicicleta e os Desafios das Mulheres de São Paulo



E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?  

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário