Aberta consulta pública sobre segurança viária no Recife

Documento ficará disponível por 30 dias no site da Prefeitura para receber contribuições da sociedade sobre medidas de políticas públicas que salvem vidas no trânsito

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ CTTU  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de março de 2024

Nova sinalização na Rua Othon Paraíso, Zona Norte

Nova sinalização na Rua Othon Paraíso, Zona Norte do Recife

créditos: Josenildo Gomes/PCR

Fortalecer políticas públicas que permitam salvar vidas no trânsito. Esse o objetivo do Programa de Segurança Viária do Recife (PSVR), cuja proposta foi apresentada pela Prefeitura do Recife em evento on-line nesta quinta-feira (21).

  

O texto traz as metas da cidade do Recife para a redução de lesões e mortes no trânsito, e ficará disponível para análise e contribuição da sociedade civil até 20 de abril, por meio de formulário no site da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU). A previsão do órgão é que o Programa seja publicado e entre em vigor no segundo semestre deste ano.

 

Produzido com o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, por meio da Vital Strategies, o documento é fruto do Plano de Mobilidade do Recife. 

 

A apresentação de hoje foi acompanhada virtualmente por representantes da gestão municipal, da sociedade civil, especialistas e entidades ligadas à temática. 

 

As contribuições da sociedade ao PSVR serão analisadas pelo grupo de trabalho do Plano, que também irá interagir colaborativamente com as pessoas. Em seguida, as metas e indicadores serão definadas com o horizonte até 2030, e implementadas na cidade ao longo desse período. 

 

A proposta está alinhada ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que traz conceitos como o de Visão Zero e a abordagem de sistemas seguros, assim como o Plano de Mobilidade do Recife. 

 

Ações no Recife

De 2021 até o início deste ano, a Prefeitura promoveu intervenções na cidade do Recife com o objetivo de salvar vidas no trânsito. Entre outras ações, relata que implantou mais de 50 áreas de trânsito calmo, e que o redesenho de vias e a readequação de velocidade diminuiu em até 90% o número de vítimas. Também, segundo a CTTU, houve intensificação da fiscalização que, alinhada a campanhas de comunicação e de educação, serviu como estratégia do município para mudar comportamentos no trânsito. 

 

Em 2022, o Recife registrou um total de 105 vidas perdidas no trânsito. Segundo o governo municipal, houve aumento de 19% no número de mortes em comparação com 2021. Esse resultado, dizem os gestores, reforça o alerta à população sobre a gravidade do problema e sobre a urgência na aplicação de medidas eficazes e baseadas em dados. 

 

Nesse contexto, destaca o texto da consulta pública, o PSRV representa um importante instrumento de planejamento para o enfrentamento do problema, orientando os próximos passos a serem seguidos pela cidade, baseados nas melhores práticas globais. O documento tem caráter executivo, com ações de curto e médio prazo, fundamentadas nas diretrizes estabelecidas no Plano de Mobilidade do Recife publicado em dezembro de 2021. 

 

Leia também:
Recife redesenha vias para mais segurança a pedestres
Recife adere ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito
Ação no Recife põe motoristas de ônibus no lugar de ciclistas
Recife inaugura ciclofaixa e mais uma área de trânsito calmo

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 

 

 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário