A cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, começou a oferecer transporte coletivo gratuito aos domingos em todas as linhas do sistema. O objetivo da Prefeitura é garantir mais mobilidade e facilitar o acesso da população aos parques, equipamentos de lazer e demais espaços públicos da cidade.
Já neste domingo (20), o primeiro da Tarifa Zero, houve um aumento expressivo no número de passageiros, declarou o site da gestão: ao longo do dia, 11.475 pessoas utilizaram os ônibus gratuitamente, o que representa um acréscimo de aproximadamente 20% em relação ao domingo anterior, dia 13, quando 9.584 passageiros acessaram o serviço.
A expectativa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) é que, nas próximas semanas, esse número aumente ainda mais, atingindo um crescimento total de até 30% no número de usuários aos domingos. A nova regra não exige qualquer cadastro ou alteração para o usuário; basta embarcar nos ônibus que circulam pela cidade.
“Esperamos que cada vez mais pessoas aproveitem essa gratuidade para momentos de lazer em família. O objetivo desta gestão é justamente garantir que todos tenham condições de passear, se divertir e aproveitar a cidade aos domingos”, destacou o secretário de Trânsito e Transportes, Ederson Merighi Pinha.
Segundo a prefeitura, a medida terá um custo estimado em aproximadamente R$ 60 mil por domingo aos cofres públicos. O investimento estimado deve beneficiar diretamente a população, já que o recurso retorna à população em forma de mais oportunidades de convivência e lazer, e incentivando a sustentabilidade.
Tarifa Zero em SP
São José do Rio Preto é a sexta cidade de São Paulo a decretar a gratuidade no transporte coletivo aos domingos (algumas valendo para todo o final de semana/feriados). São elas: a capital paulista, São Carlos, Salto, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Além desses municípios, outros 41 no território paulista foram além da medida e aderiram ao uso da Tarifa Zero como sistema válido para todos os dias da semana.
Leia também:
Tarifa zero dá "sinais de esgotamento", revela estudo da NTU
E-book traz informações que ajudam a "descomplicar" a Tarifa Zero
A onda saudável da Tarifa Zero pelo país
Brasileiro continua pagando mais pelo transporte público
E que tal apoiar o Mobilize Brasil?
