São José dos Campos vai implantar frota elétrica de ônibus e VLPs

No terceiro ano de operação da "Linha Verde", cidade paulista prepara a introdução de novos coletivos movidos a bateria. Meta é trocar 200 elétricos até 2026

Notícias
 

Fonte: Pref. S. José dos Campos / CLS  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de agosto de 2025

Ônibus articulado (VLP) chega a estação da Linha V

Ônibus articulado (VLP) chega a estação da Linha Verde

créditos: Reprodução Lucas Sousa

Em operação desde outubro de 2022, o sistema de transporte Linha Verde de São José dos Campos (SP) prepara a incorporação de novos Veículos Leves sobre Pneus (VLP) movidos a bateria, com a expectativa de chegar a 24 coletivos elétricos até 2026. Desde sua inauguração, o corredor opera com 12 ônibus articulados.


Planejado inicialmente para receber composições sobre trilhos (VLT), o corredor foi convertido para o uso de ônibus elétricos articulados, produzidos pela Marcopolo sobre chassis da BYD. O embarque é feito em nível, por meio de estações elevadas, permitindo acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. No embarque os passageiros validam suas viagens por meio de leitores de cartões instalados nos veículos.


A Linha Verde ocupa parte de uma faixa de linhas de transmissão de energia e liga o terminal rodoviário da cidade à zonal sul, com perspectiva de expansão até a zona leste da cidade. Nesses três anos de operação, o sistema foi sendo gradativamente ampliado, com ônibus a cada 15 minutos, novas estações, e pontos de integração com as linhas de ônibus convencionais, alcançando um total de 3 milhões de passageiros transportados. A população atual da cidade gira em torno de 700 mil habitantes.


Uma boa visão do funcionamento do sistema é apresentada no vídeo do canal CLC, de Lucas de Sousa:


 

Novos ônibus elétricos
Em julho passado, a Prefeitura detalhou como vai funcionar o novo sistema de transporte público da cidade, com a troca da frota atual de ônibus por 400 veículos elétricos. Os veículos serão alugados durante 15 anos por meio de contrato com a holding Green Energy, única participante na licitação realizada pela gestão municipal, em março passado. A previsão é que os primeiros 20 ônibus comecem a operar até setembro próximo, chegando a 200 coletivos até setembro de 2026. Em agosto de 2024 a cidade testou ônibus produzidos pela montadora brasileira Eletra.


Carregamento
A Prefeitura será responsável pelo fornecimento de energia aos novos ônibus, com a previsão inicial de oito pátios de carregamento distribuídos pela cidade. A previsão, conforme a gestão atual, é que os pátios comecem a ser em janeiro de 2026, quando a frota elétrica deverá contar com pelo menos 80 ônibus.


Leia também:
Diesel x Elétricos: país tem potencial para troca de ônibus em 18 RMs
Prefeito do Rio reafirma seu projeto de trocar BRTs por VLTs
Curitiba vai testar bonde sem trilhos - Mobilize Brasil
Entrevista: como será o VLP de São José dos Campos (2020)
São José dos Campos começa a operar os VLPs da Linha Verde (2022)
S. José dos Campos assume o transporte e anuncia frota elétrica (2022)

 

Apoie o Mobilize Brasil 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário