Livro propõe trazer o sentimento para junto do planejamento

"Cidades Extraordinárias" defende que sentimentos e percepção sejam incorporados ao processo de construção da cidade e da mobilidade. Lançamento é sexta (25), em SP

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de setembro de 2026

Conversa com autor do livro sobre cidade e sentime

Conversa com autor do livro sobre cidade e sentimentos

créditos: Divulgação

No seu livro "Cidades Extraordinárias: o anti-guia emocional de revolução urbana”, o autor, pesquisador e professor da Coppe/UFRJ Matheus Oliveira traz, entre outras questões, a seguinte reflexão:

 

"O medo de caminhar por uma rua escura à noite e a raiva diante do lixo espalhado revelam dimensões da experiência urbana que também precisam entrar no planejamento. Como transformar esses sentimentos em caminhos para agir sobre a cidade?."

 

O livro, que é fartamente ilustrado por Rodrigo Bueno, será lançado nesta sexta-feira (25), das 17h às 19h30, em uma conversa informal e gratuita no Café Cacau Vanilla, em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista. Na ocasião, o autor falará sobre o o processo criativo da obra e de sua aplicação na construção de projetos participativos e integrados de urbanismo e mobilidade. Para participar, basta confirmar clicando aqui.

 

Transformar a cidade
Matheus Oliveira é professor do programa de engenharia de transportes da Coppe/UFRJ, e trabalha há mais de 15 anos com processos participativos de planejamento. Ao longo de suas pesquisas, ouviu moradores descreverem seus territórios por meio dos sentimentos que os lugares e as situações cotidianas despertavam. Depois de abordar o tema em trabalhos acadêmicos, decidiu escrever um livro acessível a qualquer pessoa interessada em transformar sua cidade.

 

“Escutei muitas pessoas falarem da sua cidade a partir dos seus sentimentos”, conta o autor, que entende o reconhecimento das experiências de escuta como método para ampliar os processos de planejamento e desenho urbano, e aproximar os projetos da vida cotidiana.

 

Para Oliveira, as pessoas produzem relações com a cidade enquanto se deslocam, encontram outras pessoas e respondem ao que acontece ao seu redor. “A gente vive, cria e reage à cidade. E grande parte dessa relação se constrói através daquilo que sentimos”, afirma Oliveira.

 

O livro também oferece uma provocação a estudantes, pesquisadores e profissionais de arquitetura, urbanismo, transportes e planejamento: "como incorporar essa dimensão sensível à construção coletiva dos territórios?" No lançamento, essa pergunta será o ponto de partida para a troca com o público sobre a obra e suas possibilidades de aplicação.

 

Serviço
Cidades Extraordinárias: o anti-guia emocional da revolução urbana
Autores: Matheus Oliveira e Rodrigo Bueno
Quando: 6ª feira (25), das 17h às 19h30
Local: Café Cacau Vanilla
Endereço: Rua Padre Carvalho, 117 - Pinheiros, São Paulo
Participação gratuita, com confirmação de presença
Inscrições pelo site do evento

 

Leia também:
Alunos de escola pública refletem sobre seus caminhos a pé
Por que precisamos de cidades mais resilientes?
Como centros de conhecimento podem contribuir com a mobilidade?
Prefeitura de Niterói (RJ) vai ouvir população sobre uso da bicicleta

Apoie o Mobilize Brasil

 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário

Enquetes
Enquete Qual o maior desafio na mobilidade urbana a ser enfrentado pelos governantes eleitos em 2027?