Em seis anos, houve uma queda de 23% no número de viagens de ônibus realizadas diariamente na capital paulista. É o que aponta um levantamento divulgado hoje (3) pelo jornal Folha de S. Paulo, e elaborado pelo gabinete do vereador Nabil Bonduki (PT), por meio de sua assessoria técnica.
Segundo essa pesquisa, a redução no serviço de transporte coletivo impacta tanto dias úteis quanto fins de semana, em todas as regiões da cidade. A variação significa 43.013 trajetos a menos por dia útil, acrescenta a análise. No caso de transporte noturno, verificou-se uma redução ainda maior, de 47%. Os dados referem-se à média do período entre junho de 2019 e junho de 2025.
No mesmo espaço de tempo, o número de passageiros transportados caiu 19,81%, indicam dados da empresa que gerencia o transporte municipal, a SPTrans, obtidos pela equipe do parlamentar por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
"Oferta e demanda"
Em nota, a gestão Ricardo Nunes (MDB) reconheceu que houve queda na quantidade de passageiros transportados, de 9 milhões em 2019, para 7 milhões em 2025. Mas justificou a redução pelo fato de a oferta de transporte público acompanhar a demanda, e atribuiu o fenômeno ao incremento do teletrabalho e à expansão da rede metroferroviária.
A gestão contestou como equivocada a análise da reportagem, "uma vez que desconsidera a demanda de passageiros em cada período para avaliar a oferta de viagens". E rebateu dizendo que houve aumento de 16% na proporção de viagens programadas e passageiros em dias úteis.
Em números absolutos, porém, os dados citados na nota mostram redução das 175.162 viagens programadas por dia útil em 2019 para 157.811 em 2025. Ou seja, queda de 9,9%. Diferentemente dos dados fornecidos via LAI, a comparação municipal considera apenas viagens programadas (e não as realizadas) e não inclui os fins de semana.
Para ler a reportagem completa da FSP, com a relação dos terminais visitados e gráficos comparativos do período, clique aqui.
Leia também:
Transporte sobre trilhos transporta 1,3 bilhão de passageiros em 2026
Senado autoriza R$ 2,56 bilhões para ônibus elétricos em SP
Prefeitura de São Paulo recebe lote de 500 novos ônibus elétricos
Mais ônibus velhos nas ruas de SP expõem atraso na eletrificação
Apoie o Mobilize Brasil
