O Carnaval paulistano abre oficialmente na sexta (17), primeiro dia dos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, e prossegue madrugada adentro do sábado e domingo. Os portões serão abertos às 18 horas da sexta, com acesso por portões que ficam ao longo da Marginal Tietê (setores A a E) e da Avenida Olavo Fontoura (setores F a J), onde ficam as bilheterias do Portão 1.
Para informar o folião, está no ar um site da SPTuris com dicas de serviço, como: abertura dos portões para o público, programação completa dos desfiles, endereços de acesso ao Sambódromo, estacionamentos, serviço de táxi e todo o esquema de atendimento especial para pessoas com deficiência, entre outros.
Para quem quiser assistir ao desfile sem tirar o carro na garagem, há algumas opções. O Sambódromo fica próximo do Terminal Rodoviário Tietê e da estação Tietê do metrô, onde há pontos de táxi. Também há pelo menos uma linha de ônibus (278A - Ceasa/Penha), que passa pelo local. Para os mais dispostos, uma possibilidade é ir a pé. Como o terminal Tietê fica a menos de um quilômetro do Sambódromo, é comum que uma verdadeira passeata se desloque nesse trajeto durante os dias de folia.
A Prefeitura (SPTrans) e a companhia do Metrô não divulgaram, até o fechamento desta edição do Mobilize, se haverá ou não um serviço especial de transporte para os dias de Carnaval, nem se colocarão linhas especiais de ônibus e se o horário do metrô será ampliado. Apenas a ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela do metrô, divulgou que o serviço de trens nessa linha funcionará normalmente no carnaval, e, na quarta-feira de Cinzas, para atender à volta dos carnavalescos, todas as estações (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz) terão seu horário antecipado de 4h40 para 4h00 da manhã. Segundo a concessionária, esta ampliação segue o que também haverá nas Linhas 1-Azul e 3-Vermelha do metrô.
Outra alternativa é usar o serviço de táxi. O Sambódromo terá 1.500 táxis para atender público no carnaval, informou o Departamento de Transportes Públicos (DTP). Os veículos trarão o adesivo 'táxi credenciado', e estarão em locais próximos ao evento. As áreas de embarque estarão situadas na avenida Olavo Fontoura, sentido Ponte da Casa Verde para Praça Campos de Bagatelle, entre o portões 01 e 39, e na Avenida Olavo Fontoura, entre a Rua Brazelisa Alves de Carvalho e a Rua Anita Malfati.
Pessoas com deficiência
Todos os setores do Sambódromo têm lugares reservados para pessoas com mobilidade reduzida, totalizando 70 vagas para cada noite, mais 70 lugares anexos para acompanhante (1 por cadeirante), distribuídos nos setores A, B, D, E, F e G.
Os acessos são facilitados por transporte gratuito em vans do Atende (Serviço de Atendimento Especial da Prefeitura de São Paulo), que farão os trajetos de ida e volta entre as estações Tietê e Barra Funda do Metrô e o Sambódromo, bem como do estacionamento do Anhembi Parque até o Sambódromo. A entrada nos setores também é adaptada com rampas e portões mais largos.
O transporte especial para pessoas com mobilidade reduzida será oferecido até o Sambódromo, a partir dos seguintes locais: estação Portuguesa/Tietê do metrô; metrô Barra Funda; Pavilhão do Anhembi (linha interna); estacionamento da Aeronáutica, no Campo de Marte.
Leia também:
Estado de São Paulo dá início às obras do 2º trecho de monotrilho
Em São Paulo, ciclovia da Radial Leste poderá ser estendida até o Parque Dom Pedro II
Em São Paulo, ônibus intermunicipal fica mais caro