Brasileiros gastam cinco vezes mais com transporte privado que público

Moradores de áreas urbanas brasileiras comprometem, em média, 15,23% de sua renda com transporte urbano, aponta estudo divulgado pelo IPEA

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Fábio Amato  |  Postado em: 25 de setembro de 2012

Combustível é um dos fatores de altos gastos

Combustível é um dos fatores de altos gastos

créditos: Marcio Fernandes/AE

 

De acordo com o levantamento, o aumento da renda dos brasileiros nos últimos anos levou a um maior gasto com transporte privado ou individual (carro e moto particulares, por exemplo).

 

As despesas nesse tipo de transporte são, em média, de R$ 451,56, o que equivale a 12,65% da renda média familiar, valor cinco vezes maior que o gasto com transporte público (R$ 92,22 ou 2,58% da renda familiar).

 

O estudo considera despesa com transporte particular a aquisição de veículos, manutenção, combustível, documentação e seguro, além de gasto com estacionamento e pedágio.

 

Já os gastos com transporte público incluem aqueles com passagem de ônibus (urbanos ou metropolitanos e fretamento), transporte alternativo (vans e peruas), táxi e mototaxi, transporte escolar, transporte ferroviário e hidroviário.

 

O levantamento foi feito com base em dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009.

 

Leia também:

Cinco cidades onde os ônibus funcionam 

Um guia para quem anda de metrô em SP 

Metrô, VLT e BRT nos planos de candidatos em Salvador 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário