Brasília vai construir 580 km de ciclovias

Malha cicloviária começa a ser implantada na capital do país e promete viabilizar deslocamentos de bike para todo o DF. Cidade quer ser a capital brasileira da ciclovia

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Caroline Aguiar  |  Postado em: 10 de outubro de 2012

Brasília vai construir 580 km de ciclovias

Ciclistas já usam as novas vias na capital

créditos: Iano Andrade/Correio Braziliense

Antigo projeto do governo do Distrito Federal (GDF), a rede de ciclovias começa a sair do papel e a cortar toda a cidade. No total, serão construídos 580 km de pistas exclusivas para ciclistas na área central de Brasília e também nas cidades-satélite.


As obras estão em andamento nas Asas Sul e Norte, dentro da Universidade de Brasília, em Ceilândia, Paranoá e no Gama. Os trechos que passarão no Park Way e no Riacho Fundo II ainda estão em licitação. A previsão orçamentária para esses trechos é de aproximadamente R$ 38 milhões. O projeto completo deve custar R$ 121 milhões. A expectativa do governo é que tudo esteja pronto até 2014.

 

Em vários trechos, as pistas já estão prontas, mas ainda faltam a pintura e a sinalização. O governo corre contra o tempo para terminar a concretagem das ciclovias antes do período de chuvas. Depois da finalização desta fase, as pistas serão sinalizadas com postes, luzes de led e pintura no piso.
 

As vias em construção não fazem a interligação do Plano Piloto com as cidades-satélite, mas levam às estações de metrô, onde o usuário poderá fazer a interação de modais. O projeto ainda prevê a revitalização de calçadas e paisagismo.

Ronaldo Martins, do Instituto PedalaBrasília, considera que o que está acontecendo é uma revolução. “É preciso perceber que a implantação desse projeto é uma movimentação revolucionária na cidade mais projetada para carros do país. Esse é o resultado de uma luta que vem desde 2001. Nesse projeto, o ciclista é incluído ao paisagismo, comércio e quadras residenciais”, ressaltou. 


Ministério Público pede interdição

Apesar do bom andamento das obras, o trabalho na ciclovia de Ceilândia corre o risco de ser paralisado. O Ministério Público do DF entrou com uma ação civil pública pedindo que obra seja interditada até que o projeto esteja adequado à legislação ambiental, de trânsito e de ordem urbanística. 

 

O Ministério alega que os projetos da ciclovia não foram encaminhados ao Departamento de Trânsito (Detran) e para o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para aprovação. As companhias de água e telefonia também não teriam sido consultadas sobre as interferências já feitas na estrutura urbana. A paralisação seria para evitar futuros acidentes e garantir a segurança da população. A ação foi encaminhada para o Tribunal de Justiça, mas ainda não houve decisão sobre o caso. 

 

A Administração Regional de Ceilândia informou que nenhum aviso ou informação chegou ao local, por isso as obras estão sendo tocadas normalmente. Os 40 km de ciclovia da cidade estão sendo finalizados e devem ser entregues nas próximas três semanas, informou a Administração.


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Comentários

PJ - 17 de Outubro de 2012 às 00:14 Positivo 0 Negativo 1

Henque Meirelhes, veja aqui o que é reclamar e fazer algo pra mostrar para todos que temos direito de ter algo decente! http://www.mobilize.org.br/estudos/68/relatorio-de-vistoria-das-obras-cicloviarias-no-df.html

Emmanuel Marcel Favre-Nicolin - 14 de Outubro de 2012 às 19:24 Positivo 1 Negativo 0

Com 5000 km² fazer 500 km seria um bom início mas certamente insuficiente. Daria uma densidade cicloviária de 0,1 km/km², ou se ja ainda muito pouco. Em Vitória onde é ruim já temos mais de 0,2 km/km²...

Henque Meirelhes - 11 de Outubro de 2012 às 12:20 Positivo 3 Negativo 1

Qdo Faz reclama, qdo não faz reclama. Eita povinho reclamador!

Henque Meirelhes - 11 de Outubro de 2012 às 12:19 Positivo 3 Negativo 1

Gente, quando faz reclama, quando não faz reclamar. Reclamar é fácil né mesmo?

JB - 10 de Outubro de 2012 às 23:20 Positivo 2 Negativo 1

Para ser exemplo Bsb deveria ter uma política cicloviária integrada a um plano de mobilidade, com grandes campanhas educativas e não só obras de ciclovias. Mas não há nem ao menos orientação a população sobre a diferença entre ciclovia e calçada...

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