Adiada instalação de bicicletários no Recife

Uma bicicleta amarrada ao coqueiro ou a um poste de iluminação. A cena não é muito difícil de ser vista na orla de Boa Viagem

Notícias
 

Fonte: Diário de Pernambuco  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 19 de outubro de 2012

Recife não disponibiliza bicicletário em lugar alg

Recife não disponibiliza bicicletário em lugar algum

créditos: Tania Passos/DP/D. A Press/Arquivo

 

A ordem é improvisar. No dia em que os ciclistas amanheceram frustrados com o adiamento do serviço de aluguel de bikes no Recife Antigo e adjacências, há o questionamento de que a cidade não está pronta para avançar nesse modal. O atual sistema cicloviário do Recife, que dispõe de 24,6 km, entre ciclovias e ciclofaixas, não disponibiliza bicicletário em lugar algum.

 

Arquiteto e urbanista, o presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, Milton Botler, defende que o bicicletário seja incluído nos equipamentos de infraestrutura básica do sistema cicloviário. “Eles precisam coexistir. Um depende do outro. Não se pode conceber a ciclovia ou ciclofaixa, sem pensar no bicicletário, assim como não deve existir bicicletário onde não há opção de rotas para os ciclistas”, afirmou. 

 

Mas é exatamento o que acontece desde que foi criada a primeira ciclovia do Recife em 2003. Quase uma década depois e nem sinal dos bicicletários. O Instituto da Cidade chegou a disponibilizar um desenho de um bicicletário para a Rua do Bom Jesus, mas não saiu do papel. “Nós resolvemos aguardar o projeto do Porto Digital, que vai disponibilizar bicicletas de aluguel em pontos do Bairro do Recife”, revelou Botler. 


E os ciclistas vão se virando. Acostumado a pedalar na orla de Boa Viagem, o porteiro Ercílio Cardoso, 32 anos, não desgruda de sua bicicleta. “Eu até gostaria de tomar um banho de mar depois de pedalar, mas aqui não tem um lugar seguro para deixar a bicicleta”, disse. Para o segurança Eilmerk Calado Batista, 57, o tronco do coqueiro tem sido uma alternativa. “Não acho que seja a melhor forma, mesmo porque pode danificar a árvore, mas quando preciso deixo a minha bicicleta amarrada ao coqueiro”, contou.

 

No plano diretor de Mobilidade do Recife, elaborado pelo Instituto da Cidade, estão previstos cerca de 400 km de ciclovias e ciclofaixas e foram incluídos bicicletários ao longo das rotas, apontadas pela CTTU. “Nós acrescentamos as rotas cicloviárias dos cursos d’água que não estavam previstas no levantamento da CTTU”, revelou Botler. Pelo plano diretor de Mobilidade fazem parte do sistema cicloviário a ligação de todos os parques da cidade e uma rota ao longos dos rios. Dos parques existentes, o único que disponibiliza bicicletário, até agora, é o Parque da Jaqueira. Além dos pontos turísticos, como a orla de Boa Viagem, o arquiteto e urbanista César Barros, defende a instalação de bicicletários em lugares estratégicos da cidade para permitir uma integração dos modais.

 

Leia também:

Em avenida do Recife, viadutos vão impedir a operação de metrô ou VLT no futuro 

Bikes de aluguel também no Recife 

Recife terá carros elétricos compartilhados 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário