Motoristas transformam calçadas em estacionamentos em Rio Claro

Problema persiste nos quatro cantos de RC, mas a situação é ainda mais grave no Centro e imediações. Pedestres são prejudicados e têm que andar pela rua

Notícias
 

Fonte: Jornal Cidade  |  Autor: Sidney Navas  |  Postado em: 29 de outubro de 2012

Problema persiste nos quatro cantos de RC

Problema persiste nos quatro cantos de RC

créditos: Divulgação

 

Situação de risco. Em Rio Claro infelizmente é comum ver muitos carros estacionados de forma irregular, ocupando parte das calçadas e obrigando os pedestres a andarem no meio da rua. O problema é grave e acontece em praticamente toda a cidade, mas o transtorno é maior ainda no Centro e imediações. Na tarde de ontem, a reportagem do JC saiu às ruas e não foi difícil encontrar diversas irregularidades em vários cruzamentos, como por exemplo na Rua 2 entre as avenidas 7 e 11, como também na Avenida 29 com a Rua 8, na Avenida 11 com a Rua 7 e em vários trechos ao longo da Avenida da Saudade.

 

O estudante Daniel Barros, ao passar pela Rua 2 com a Avenida 11, por exemplo, foi obrigado a desviar dos carros que tomavam parte do passeio. “É uma falta de respeito. Na minha opinião, a Polícia Militar e a Guarda Civil deveriam multar esses motoristas”, comenta. Ele disse ainda que a falta de punição contribuiu para essa prática.

 

O aposentado Carlos Goes de Luca, que mora na divisa entre o Centro e o bairro São Benedito, também se queixa. O aposentado conta que perto de sua residência, nas imediações da Avenida da Saudade, é comum ver os veículos em cima da calçada de três estabelecimentos comerciais do bairro. “O pedestre se arrisca ao ter que desviar dos automóveis por causa da atitude egoísta dos motoristas. É preciso uma fiscalização maior”, completa.

 

Pelo visto, a fiscalização precária (ou até mesmo a falta dela) encoraja ainda mais essa prática, considerada uma infração grave que prevê multa, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, através de sua assessoria de imprensa, esclarece que esse tipo de estacionamento é irregular e está sujeito a multa no valor de R$ 127,69. A fiscalização é feita pela Polícia Militar e Guarda Civil.

 

A administração pública diz que, em relação ao espaço destinado para estacionamento, o veículo tem que ficar inteiramente dentro do recuo, nenhuma parte poderá ficar sobre o passeio público, ou seja, sobre a calçada, dificultando ou impedindo a passagem dos pedestres. Mas na prática não é isso que ocorre.

 

O subinspetor da Guarda Civil Municipal, Zimaldo de Souza Alves, frisa que a corporação realiza esse tipo de fiscalização, mas admite que não existe frequência nesse sentido, ou seja, nem sempre os infratores são multados. “Falta consciência aos motoristas que insistem em desrespeitar a lei. A GCM sempre que é solicitada vai até o local e faz a autuação. Quando a viatura realiza o patrulhamento normal, ‘às vezes’ também multa quando encontra alguma irregularidade”, finaliza o subinspetor da GCM.

 

Leia também:

Prefeitura de Rio Claro reforça segurança nas ciclofaixas do município 

Em Rio Claro (SP), pedestres são desrespeitados nas faixas 

Rio Claro (SP) disponibiliza de 20 mil metros de ciclovia e ciclofaixa 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário