Primeiro VLT de Cuiabá já está em teste na Espanha

Em agosto chegam a Mato Grosso as primeiras composições do VLT, sistema que inova o modo de transporte coletivo da capital

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Fonte: Olhar Copa  |  Autor: Darwin Júnior  |  Postado em: 14 de maio de 2013

VLT na fase de testes em Zaragoza (Espanha)

VLT em fase de testes em Zaragoza (Espanha)

créditos: Divulgação

 

Os dois primeiros trens fabricados para rodar em Cuiabá e Várzea Grande já estão prontos e iniciaram a fase de testes na cidade de Zaragoza, na Espanha.

 

A revelação foi feita pelo gerente do Consórcio VLT Cuiabá-VG, Fernando Orsini, em entrevista ao site Olhar Copa. Ele adiantou que ainda este mês essas composições serão despachadas e devem chegar a Mato Grosso em agosto, após o trâmite natural de três meses com a exportação. O governo do estado, através da Secopa, divulgou a imagem do primeiro VLT em testes (veja foto acima).

 

Segundo Orsini, os dois primeiros carros já estão montados com sete vagões cada. Finalizados na semana passada, esses trens passarão por todos os testes obrigatórios em trilhos apropriados para rodagem sob pressão e velocidade máxima. Um dos carros já está passando por esses testes e deve receber o aval para exportação em breve, se não apresentar qualquer problema.

 

Cronograma de entrega 

A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) informou que no mês de agosto devem chegar os dois primeiros carros que hoje se encontram em testes. A partir daí, a fábrica deverá respeitar um cronograma de entrega mensal com envio de composições a cada 30 dias, de acordo com contrato firmado com o governo do estado.

 

Os últimos carros saem da Espanha em janeiro e devem chegar a Cuiabá em março. A exemplo dos vagões, os trilhos também seguem na fase de fabricação e a primeira remessa deve chegar em agosto junto com os primeiros VLTs.

 

Na visita que fez recentemente à Espanha, o engenheiro da Secopa Felipe Nascimento conheceu a fábrica e viu como estão sendo produzidos os primeiros carros.

 

Segundo o engenheiro, a fabricação dos trucks, caixas e até a fase de acabamento estão com parte do cronograma adiantado. No mês passado, ele fez uma apresentação à imprensa das imagens registradas em Zaragoza, na fábrica dos trens. O engenheiro informou que ainda em abril oito conjuntos já tiveram carcaça concluída e instalação das cabines em cima do primeiro chassi.

 

“Não temos dúvida de que em agosto estes primeiros carros estarão sendo apresentados à imprensa e à sociedade cuiabana”, afirmou o gerente do consórcio VLT.

 

“Também as obras de implantação do sistema estão dentro do seu cronograma para serem entregues dentro do prazo que é março de 2014. Até aqui, tudo anda conforme a planilha estabelecida e não há qualquer atraso”, declarou Orsini.

 

O chefe do Consórcio informou que as obras do VLT segue em várias frentes com trabalhos em trincheira (rotatória do Zero Km) e viadutos (UFMT, Sefaz e ferroviário da MT-040) e ainda na abertura dos trabalhos de remoção dos canteiros para a instalação de trilhos que tiveram início em Várzea Grande, há alguns dias.

 

Os trechos da avenida João Ponce (em frente ao aeroporto) e avenida da FEB, recebem tratamento em canteiros para a instalação da via permanente. A avenida Prainha, em Cuiabá, já passou pelo trabalho de recuperação arqueológica e também deve ser interditada parcialmente nas próximas semanas para o trabalho de reforço do canal.

 

Também o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, confia na conclusão do novo modal em março de 2014. “O ritmo dos trabalhos está de acordo com previsto e não tenho dúvida de que o sistema será entregue dentro do prazo e cumprindo a Matriz de Responsabilidade da Fifa. As frentes de trabalho serão ampliadas e essas obras terão maior celeridade a partir de agora com o fim do período das chuvas”.

 

O secretário, no entanto, previu mais transtornos quando as obras atingirem a região central: “Não diria que a cidade vai parar, mas que vamos estar com o nosso dia a dia mais impactado”, avisou.

 

A preparação dos canteiros para a instalação dos trilhos está começando em Cuiabá. Neste final de semana teve início o trabalho de logística e preparação de vias para as obras na avenida XV de Novembro. Ainda este mês, haverá interdição parcial de uma faixa central da via para a instalação da via permanente. A avenida permanecerá liberada ao trânsito, porém com apenas duas faixas de rolamento em cada lado. Uma equipe técnica da SMTU (Secretaria Municipal de Transporte Urbano) já está preparando a nova sinalização do local e trabalhando na elaboração de novas rotas.

 

O VLT cuiabano

Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

 

Na execução das obras, o consórcio será responsável pela edificação de obras de arte especial. Ao longo dos 22,2 kms de trajeto do VLT, serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes.

 

Eixo Aeroporto-CPA

Com 15 km de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, quatro trincheiras (Km Zero, Avenida da FEB- Cristo Rei, Trigo Loureiro, Rua Luis Felipe, dois viadutos (elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon e próximo à Sefaz, na região do CPA) e uma ponte sobre o rio Cuiabá. Nesse eixo será feito também a reestruturação do canal da Prainha, na região central de Cuiabá.

 

Eixo Coxipó - Centro

O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos (MT 040, avenida Beira Rio e um no trevo da UFMT) e duas pontes sobre o rio Coxipó. Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O projeto prevê também que todos os critérios de acessibilidade na execução das obras e na implantação das obras. O sistema de bilhetagem deverá ser compatível e integrado aos sistemas de arrecadação utilizados nos transportes públicos de Cuiabá e Várzea Grande, hoje em operação em seus ônibus (bilhetes, cartões, máquinas de venda e validadores). 

 

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Comentários

VICTOR - 19 de Maio de 2013 às 04:02 Positivo 2 Negativo 0

Quando estiver pronto e em funcionamento vai ser um orgulho para nós cuiabanos e matogrossenses, contarem com um transporte tão ecológico e moderno como esse e que sirva de exemplo para outras cidades do país adotarem o VLT.

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