VLT de Cuiabá recebe o selo Pegada Limpa

Selagem é o marco de um processo de certificação que o consórcio responsável pretende alcançar com as obras do novo modo de transporte

Notícias
 

Fonte: Secopa/ MT  |  Autor: Assessoria  |  Postado em: 07 de maio de 2013

Secretário da Copa, Maurício Guimarães, durante a

Selagem nas obras do VLT

créditos: Mary Juruna/MidiaNews

 

O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande e a empresa ECO2 Neutralização apresentaram, na sexta-feira (3), o relatório do inventário sobre emissão e neutralização de gases agravadores do efeito estufa (GEEs) das obras do VLT.

 

Trata-se do primeiro documento de um total de três que serão confeccionados durante os trabalhos para adesão ao Programa Brasileiro de Inventários dos Gases de Efeito Estufa do governo federal e obtenção de certificação internacional.

 

Esse primeiro inventário, referente ao período de 1º de agosto a 31 de dezembro de 2012, é uma das exigências do programa de certificação. Entre as atividades necessárias, está ainda o selo Pegada Limpa (CO2 Neutralizado), que será colocado em todos os veículos usados na construção do novo modal e também nas placas das obras e tapumes. A selagem do maquinário e das obras é o marco oficial do processo de certificação.

 

O projeto de neutralização consiste na aquisição de um estoque de 200 mil toneladas de carbono do Projeto Águas do Pantanal. O objetivo é a conservação das 33 primeiras nascentes do rio Cuiabá. A fazenda está localizada na cidade e Rosário Oeste (a 129 km de Cuiabá), no sopé da Serra Azul. Na região, está um dos principais mananciais que abastecem o Pantanal Mato-grossense.

 

O inventário produzido pela ECO2 Neutralização contabiliza diariamente as emissões de poluentes, para apresentação anual ao Programa Brasileiro, administrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Se todos os critérios exigidos pelo programa forem cumpridos, o empreendimento avança rumo à certificação.

 

VLT

Os trabalhos para implantação do VLT tiveram início em agosto do ano passado e a entrega está programada para março de 2014. O trajeto possui 22 km, passando pelas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. No trajeto estão previstas obras especiais (trincheiras, viadutos e pontes), além da reestruturação da cobertura do córrego da Prainha. Serão 33 estações de embarque e desembarque e três terminais de integração, localizados nas extremidades do trecho, além de duas outras grandes estações, situados no Morro da Luz e no Porto.

 

Em Várzea Grande as obras iniciadas são a Trincheira do Zero Km, viaduto do aeroporto, terminal de Várzea Grande, Centro de Controle e Operações (CCO) e Centro de Manutenção (CM), além da via permanente na avenida João Ponce de Arruda.

 

Na capital, as obras que estão em andamento são os viadutos da UFMT, Sefaz e MT-040, além da via permanente na avenida Coronel Escolástico. Nas próximas semanas terão início as atividades para reestruturação da avenida Prainha e para implantação da via permanente na XV de Novembro.

 

Serão 40 veículos com sete módulos cada, com capacidade para transportar até 400 pessoas. O novo modal permitirá a redução da emissão de gases poluentes (por ser elétrico e com subestações próprias) e de ruídos, além de integrar o aeroporto à rede hoteleira e ao centro histórico de Cuiabá.

 

Leia também:

Estudo deve garantir tarifa do VLT de Cuiabá no mesmo preço do ônibus 

Secopa faz apresentação do VLT cuiabano 

Avenida em Cuiabá passa por estudo arqueológico para implantar VLT 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário