Pesquisa traça perfil dos usuários do transporte público em SP

Segundo pesquisa do Metrô, transporte público mais utilizado é o ônibus. Passageiros têm entre 18 e 34 anos e mulheres são maioria no metrô

Notícias
 

Fonte: G1 São Paulo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 07 de junho de 2013

Metrô de São Paulo recebe pesquisa de perfil de pú

Metrô de SP apresenta pesquisa de perfil de público

créditos: Divulgação

 

A maioria das pessoas que usam ônibus, trem e metrô na Grande São Paulo passa mais de uma hora para conseguir se deslocar de um lugar ao outro todos os dias. De acordo com uma pesquisa feita pelo Metrô, quem perde mais tempo para se deslocar é exatamente quem mais precisa do transporte público: quem mora longe e ganha pouco.

 

Mais de 50% dos deslocamentos na Grande São Paulo são feitos de transporte público. Entre os meios de transporte disponíveis em São Paulo, o mais utilizado é o ônibus. A frota transporta mais gente do que todas as linhas do Metrô juntas. São mais de 17 milhões de pessoas viajando por dia, quase nunca em situação ideal. As viagens duram, em média, 67 minutos. Nos transportes individuais é metade do tempo.

 

“Tem pedreiro, pessoa que trabalha na rua, pessoa que trabalha em loja, hoje um rico é muito difícil andar em ônibus”, conta o vendedor Francisco Evelânio.

 

De acordo com o levantamento, passageiros têm idade entre 18 e 34 anos, a caminho do trabalho. A assistente de atendimento Juliana Santos, de 24 anos, por exemplo, pega nove conduções para ir e voltar do trabalho e escola todos os dias. “Pego sete conduções, até eu chegar ao meu local de trabalho. Para voltar é a mesma coisa, fora que eu ainda vou estudar na Barra Funda então eu pego mais duas conduções para voltar, são nove”, conta.

 

Outro dado importante é que as mulheres já são maioria no Metrô. Isso reflete uma mudança no próprio mercado de trabalho. As mulheres já representam 55% de todos os usuários do Metrô e elas utilizam o sistema três vezes na semana, pelo menos, para ir e voltar do serviço.

 

“De manhã eu venho para o trabalho de ônibus, eu vou para o trabalho de ônibus aí na hora da faculdade eu vou de Metrô. Metrô cheio, horário de pico, às 18h, pense como está lotado”, conta a educadora Clélia Cristina Gomes.

 

Leia também:

Escritor é multado na vaga que ajudou a criar 

Virada Sustentável: o sim da sustentabilidade 

"Magrelódromo" vira lei em São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário