Ciclovia temporária ligará os campi da UFF no Rio de Janeiro

Com cerca de 10 km, a faixas de circulação para bicicletas serão demarcadas com cones. Ação acontece para marcar o dia mundial sem carro

Notícias
 

Fonte: Universidade Federal Fluminense  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 10 de setembro de 2013

As ciclofaixas começam a funcionar no dia 21

Mapa das ciclofaixas, que começam no dia 21

créditos: Divulgação

 

Entre 21 e 28 de setembro, durante a Semana da Mobilidade, Niterói terá uma ciclovia temporária que ligará os campi da UFF (Universidade Federal Fluminense). A iniciativa é uma parceria da universidade com a Prefeitura de Niterói e marca o dia mundial sem carro, comemorado em 22 de setembro. A ciclovia funcionará como teste para o futuro circuito universitário, que facilitará o deslocamento dos alunos e professores entre os campi, além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

 

Convidado para auxiliar na elaboração do projeto definitivo, o professor do Departamento de Urbanismo da UFF Werther Holzer afirma que há uma demanda dos alunos por segurança em seus deslocamentos de bicicleta. Segundo ele, hoje é arriscado circular pelo meio dos carros. "Além disso, a ciclovia pode alavancar uma política ecológica e sustentável na mobilidade urbana em Niterói", afirma. 

 

A abertura da semana será no Campo de São Bento, em Icaraí, e, a partir do dia 21, a cidade contará com cerca de 10 km de ciclovias, demarcadas com cones, que poderão ser utilizadas pelos ciclistas. No dia 22, a Praia de Icaraí ficará fechada para veículos motorizados e seu espaço será usado para atividades de conscientização e esclarecimentos sobre a mobilidade urbana.

 

A semana contará com eventos em toda a cidade e terá sua base no complexo do Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, onde ocorrerão diversas palestras, oficinas, debates e atividades recreativas e educativas.

 

Leia também:

A bicicleta vence pela simplicidade

Entrevista: Zé Lobo explica como a bicicleta transformará o centro do Rio

Prefeitura do Rio licita construção de ciclovia na Avenida Niemeyer

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário