BRT de Palmas perto de sair do papel

Ministro das cidades deve ir a Palmas assinar ordem de serviço das obras do BRT na próxima semana

Notícias
 

Fonte: Conexão Tocantins  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 14 de fevereiro de 2014

BRT similar ao que será implantado em Palmas

BRT similar ao que será implantado em Palmas

créditos: Divulgação

 

Provavelmente o ministro das cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro (PP), deve estar em Palmas na próxima terça-feira, 18, para a assinatura da ordem de serviço das obras do projeto Bus Rapid Transit (BRT). Procurado pelo Conexão Tocantins, na manhã desta quarta-feira,12, o prefeito Carlos Amastha, informou que a agenda do ministro ainda não está confirmada.

 

O projeto BRT foi apresentado à sociedade palmense no dia 29 de janeiro em audiência pública. O mesmo é uma iniciativa da Prefeitura de Palmas, através do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) em conjunto com a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (Samot). O projeto BRT em Palmas será a instalação de um novo sistema de transporte público, tendo aproximadamente 35 km de corredor expresso para que o palmense tenha mais rapidez ao se locomover pela cidade. O projeto visa à implantação de uma via rápida no canteiro central da Avenida Theotônio Segurado.

 

Esse projeto gerou um impasse entre o governador do Estado e o prefeito da Capital. Siqueira defende a implantação do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), que por sua vez é um projeto a longo prazo, podendo demorar anos a ser concluído. Carlos Amastha, que implantará o Bus Rapid Transit (BRT), defende a instalação do BRT e será muito mais rápido a ser implantado.

 

O VLT é um projeto de transporte público que visa beneficiar 16 municípios da Região Metropolitana e pretende utilizar o canteiro central da avenida Theotônio Segurado como eixo de ligação entre as região sul, central e norte. Já o BRT, é um o sistema de transporte que prevê a instalação via rápida destinada ao transporte coletivo, partindo do canteiro central da Avenida Theotônio Segurado, ligando de um lado o setor Santo Amaro e de outro uma bifurcação que divide os caminhos para Taquaralto e Taquari.

 

Leia também:

Novo sistema de transporte é apresentado em Palmas 

Prefeitura de Palmas (TO) inicia operação Calçada Limpa 

Pedestres dividem espaço com ambulantes em Palmas (TO) 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário