SP: por monotrilho, vias no Morumbi mudarão

Texto prevê criação de sistema viário, alargamento de vias e parque linear em toda extensão do ramal

Notícias
 

 |  Autor: Destak Jornal  |  Postado em: 05 de outubro de 2011

Estação Morumbi, da CPTM

Estação Morumbi, da CPTM

créditos: Reprodução

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) enviou um projeto de lei à Câmara de Vereadores que propõe uma série de mudanças no viário do Morumbi (zona oeste) para implantação da Linha 17/Ouro do Metrô, em sistema de monotrilho.


O contrato para início de construção do ramal foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em julho. A linha deverá ligar em sua primeira fase o aeroporto de Congonhas (zona sul) a estação Morumbi da Linha 9/Esmeralda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em 7,7 km de extensão.


O que o projeto de lei enviado por Kassab faz é mudar traçados de vias, propondo reserva de faixa na extensão do ramal, alargando algumas ruas e criação de um sistema viário.


Entre as vias a serem alargadas estão a da avenida Jules Rimet (entre as praças Roberto Gomes Pedrosa e Alfredo Gomes), rua João de Castro Prado (da praça Alfredo Gomes até a rua Engenheiro João Ortiz Monteiro), e ainda as ruas Dona Mariquita Julião e Senador Otávio Mangabeira (da Engenheiro João Ortiz Monteiro até a rua Barão de Casabranca).


O texto prevê ainda a construção de um sistema viário entre a futura estação Estádio do Morumbi ao complexo Paraisópolis, uma via entre a praça Roberto Gomes Pedrosa e rua Doutor Flávio Américo Maurano, segundo o G1.


Raio-X


A linha deverá ter 18 estações e 18km de extensão. Os investimentos previstos são de R$ 3,1 bi.


Ela ligará o aeroporto de Congonhas à rede de trens da marginal Pinheiros. O sistema é considerado de média capacidade, por transportar 25 mil passageiros por hora, enquanto o metrô tradicional têm condições de levar 60 mil.

 

 

Mais notícias sobre São Paulo-SP:

 

São Paulo terá em breve uma nova ciclovia

Mais de cem câmeras já multam desrespeito ao pedestre em SP

Linha 4/Amarela do Metrô de São Paulo já transporta 405 mil

Viabilidade de trem-bala entre Rio e São Paulo divide opiniões

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário