Glória, em Vila Velha (ES), vai ganhar rua exclusiva para pedestres em 2015

Importante polo comercial da região que abriga mais de mil lojas será transformada em calçadão

Notícias
 

Fonte: G1 ES  |  Autor: G1 ES  |  Postado em: 14 de outubro de 2014

Polo de modas da Glória

Polo de modas da Glória

créditos: Juirana Nobres/ G1 ES

 

 

Pensando em facilitar a vida dos consumidores que transitam a pé pelo Polo de Confecções da Glória, a Prefeitura de Vila Velha, no Espírito Santo, vai transformar a rua Santa Rosa em via exclusiva para pedestres. A ideia foi discutida com a Uniglória e atende a reivindicações da associação. O projeto já está concluído na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e deverá ser executado a partir de fevereiro de 2015, após a liquidação de verão.

 

A rua será feita seguindo os moldes da Rua de Pedestres do Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, em Vitória, e também com base em outras cidades brasileiras e de outros países, segundo o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda.

 

A via terá pisos elevados, estrutura de jardinagem, bancos e iluminação. O trânsito de veículos só será permitido para moradores e para lojistas, no caso de carga e descarga. "A ideia é facilitar ao pedestre o trânsito na hora das compras e valorizar a área comercial da Glória como um todo, porque há uma disputa hoje entre carros e pedestres e isso acaba prejudicando consumidores e lojistas", afirmou Rodney.

 

A obra faz parte de um projeto de revitalização do polo de confecções, que deve contar com outras intervenções, como a ampliação da movimentada rua Aurora. Para o presidente da Uniglória, Geilton Costa, a medida da prefeitura está atendendo a um antigo pedido da associação, que vê como problema na região o tamanho das calçadas, que são muito estreitas, medido cerca de 60 cm.

 

"Isso é um projeto que solicitamos à Prefeitura, desde mandatos anteriores, para realmente poder valorizar o polo de confecção, que é o maior do Estado. O fechamento da rua atende às necessidades da Glória. Em consequência, como o fluxo de veículos vai para a Rua Dom Pedro II, que é a paralela, a gente acredita que o aumento de clientes irá acontecer nas duas ruas", explicou.

 

Projetos


O Polo de Confecções da Glória conta hoje com 1,2 mil lojas, que chegam a receber cerca de 1 milhão de pessoas para as compras de fim de ano. Na Santa Rosa, que fica entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Santa Cruz, são cerca de 200 lojas que serão beneficiadas com o projeto, mas as opiniões entre os lojistas estão divididas.

 

Se a iniciativa der certo, a prefeitura estuda fazer ruas para pedestres no Centro de Vila Velha, aos sábados, em parte da Avenida Jair de Andrade, em Itapoã, com o mesmo objetivo que o do Polo da Glória. Também há estudos para ruas de pedestres em regiões com muitos restaurantes e bares. A ideia é que funcione de sexta a domingo, além de rua de lazer na orla nos finais de semana durante o verão.

 

Leia também:

Prefeitura de Natal deve garantir acessibilidade no calçadão da praia

Nilópolis, no Rio de Janeiro, ganhará novo calçadão

São Paulo precisa de calçadão", diz pesquisador


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário