'Arte na Faixa' visa chamar a atenção de pedestres em Juiz de Fora (MG)

Grafiteiros fazem a pintura das faixas de pedestres na cidade mineira para orientar a população sobre o lugar correto para realizar a travessia

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 14 de outubro de 2014

Arte na Faixa em Juiz de Fora

Arte na Faixa em Juiz de Fora

créditos: Reprodução

 

A falta de atenção dos pedestres é uma das principais causas de atropelamentos em Juiz de Fora (MG) e, pensando nisso, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) promoveu neste domingo (12) a operação “Arte na Faixa”. A ação faz parte do projeto “Pedestre na Faixa” e da continuidade às atividades iniciadas na Semana Nacional de Trânsito.

 

A proposta reuniu grafiteiros da associação juiz-forana de hip-hop para realizar a pintura de dez faixas de pedestres, ao longo da Avenida Rio Branco no trecho entre as Avenidas Getúlio Vargas e Presidente Itamar Franco. O objetivo foi orientar a população para que a travessia seja feita no lugar certo e em segurança, além de chamar a atenção e fazer com que as pessoas atravessem na faixa. "É uma boa iniciativa, para dar um alerta tanto para o pedestre quanto para os motoristas", afirmou a secretária Simone Meire.

 

Juiz de Fora é a primeira cidade mineira a aderir ao projeto, que já existe no Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Curitiba. Querendo alertar sobre a relação entre motoristas e pedestres no trânsito da cidade, a ação é uma diferente maneiro de discutir a importância do uso da faixa. "A gente acredita que há uma mudança na postura do pedestre diante da faixa, observando um trabalho artístico", disse a supervisora de projetos de educação para o trânsito, Renata Viana.

 

Segundo o Tenente José Lourenço Júnior, de janeiro a julho deste ano, 350 pessoas foram atropeladas na cidade com oito mortes. Pelo menos metade dessas ocorrências foram na Avenida Rio Branco. "Essa concentração de pessoas, considerando que o trecho onde acontecem os atropelamentos, é exatamente a área comercial da cidade. Por muitas das vezes os pedestres fazem a travessia sem prestar a devida atenção ao trânsito", disse.

 

Leia também:


Condições das calçadas preocupam pedestres de Juiz de Fora

Faixas de pedestres de importantes áreas de Florianópolis seguem apagadas e desgastadas

Sinalização é falha ou nenhuma, revela leitor na enquete do Mobilize

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário