Lei quer exigir que bicicletas sejam emplacadas em São Lourenço (MG)

Projeto aprovado pela Câmara era para impedir que ciclistas utilizassem as calçadas, mas foi enviado para sanção do prefeito com alterações significativas

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1 Sul de Minas  |  Postado em: 05 de dezembro de 2014

Lei quer exigir que bicicletas sejam emplacadas em

Lei quer exigir emplacadamento de bikes em São Lourenço

créditos: Reprodução EPTV

 

Uma nova lei que deve entrar em vigor em São Lourenço (MG) causa polêmica na cidade. O projeto de lei, aprovado pela Câmara de Vereadores, vai exigir que bicicletas e até skates, patinetes e patins, sejam identificados com placas. A lei foi criada depois que a neta de um vereador, que também é enfermeiro, foi atropelada na calçada. Se a lei for sancionada, esses veículos não poderão mais circular em calçadas e passeios. Eles terão que transitar somente em ruas e terão que respeitar as leis de trânsito.

 

"Essa lei foi criada depois de ouvir muitas pessoas reclamando do abuso dessas pessoas que andam de bicicleta no passeio. A princípio, quando eu comecei a criar esse projeto de lei, foi com o objetivo de coibir o trânsito em cima de passeios. Aí os demais vereadores entraram com emendas, inclusive com essa de emplacar as bicicletas. Após aprovado, foi encaminhado para o prefeito, que terá 60 dias para sancionar ou não", diz o vereador que criou a lei, Ricardo de Mattos.

 

Ainda conforme o vereador, caso a lei seja sancionada, primeiro haverá uma campanha educativa para que a população não seja surpreendida. "Nós teremos uma campanha após três meses de sanção para explicar à população para não andar no passeio, pois isso pode trazer riscos à vida de todos os pedestres", disse o vereador. Ciclistas da cidade reclamam que não há espaço específico disponível para que adultos e crianças possam utilizar na cidade. "Infelizmente não há ciclovias nem lugar para patins, patinetes, nada disso. Então fica difícil. Precisamos dessas áreas. Nós somos a favor da lei, mas achamos que as placas não seriam necessárias. Basta punir quem cometeu a infração e não todo mundo", disse o ciclista Júlio César Paiva Baves.

 

O prefeito tem 15 dias para sancionar a lei. Ainda não há data prevista para a construção de uma ciclovia na cidade. Para assistir a reportagem original clique aqui

 

Leia também:


Lei que regulamenta bicicleta com motor é aprovada em Bauru (SP)

Ciclistas criticam projeto de emplacamento de bicicletas

China: restrição ao carro por um ar mais limpo

Atenção, ciclistas na pista

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário