Alunos ganham plataforma digital sobre educação no trânsito, no ES

Investimentos em ações em sala de aula beiram os R$ 7 milhões, diz Detran. Além dos games, vídeos didáticos com 12 temas também são disponibilizados

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1 ES com informações TV Gazeta  |  Postado em: 10 de dezembro de 2014

Diretor geral do Detran explica o programa

Diretor geral do Detran explica o programa

créditos: TV Globo

 

Estudantes do ensino médio de 287 escolas em todo o Espírito Santo vão poder aprender mais sobre as regras de trânsito por meio de uma plataforma digital. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) lançou, nesta terça-feira (9), o programa 'Nosso Trânsito', iniciativa inédita em solo capixaba que deve beneficiar cerca de 80 mil alunos. Utilizando o computador, os participantes poderão assistir a vídeos educativos e interagir com jogos sobre a temática.

 

De acordo com o diretor geral do Detran-ES, Carlos Lopes, esta ação vem contribuir para incentivar boas atitudes no trânsito. "Neste ano nós estamos investindo cerca de R$ 7 milhões em educação para o trânsito na sala de aula. Já temos um projeto funcionando para os alunos do ensino fundamental e agora nós estaremos alcançando os alunos do ensino médio, porque o nosso objetivo é formar bons cidadãos, bons condutores para que tenhamos um trânsito mais humanizado", disse.

 

Lopes destacou que é preciso estar nos ambientes ocupados, atualmente, por este público. "É uma novidade e a ideia é essa. O fato de ser uma plataforma digital, a ideia é chamar a atenção dos alunos, cativar, porque hoje eles já fazem parte de uma geração nativa digital. Eles estão super conectados  e a nossa intenção é mantê-los conectados nessa temática do trânsito", explicou.

 

Neste espaço, eles vão poder assistir a vídeos com 12 temáticas diferentes, incluindo questões de mobilidade urbana, sustentabilidade e respeito aos pedestres e ao ciclistas. Depois, eles podem seguir para os jogos que abordam questões sobre esses temas. A cada atitude correta, eles vão acumulando pontos e passando de fase.

 

Para o diretor, essa é uma forma de contribuir para reduzir o número cada vez maior de jovens vitimados em acidentes nas estradas do estado. "Infelizmente essa questão de desrespeito é cultural no Brasil, o famoso jeitinho brasileiro das pessoas não quererem observarem as regras, as leis. Isso tem provocado acidentes com a perda de muitos dos nossos jovens", declarou.

 

* Com colaboração de André Falcão, da TV Gazeta

 

Clique no link e assista a reportagem

 

Leia mais:


No Espírito Santo, plano de mobilidade negligencia transportes alternativos

Mobilidade urbana em Vitória: obras ficam no papel

Grupo testa ocupação de carros, ônibus e bicicletas em rua de Vitória

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário