Ciclovia em calçada divide opiniões de moradores e ciclistas em São José (SP)

Medida foi adotada em trechos de ciclovia no Jardim Esplanada. Implantação do espaço compartilhado é prevista no Código de Trânsito

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 12 de fevereiro de 2015

Trecho de calçada compartilhada em São José

Trecho de calçada compartilhada em São José

créditos: Reprodução/TV Vanguarda)

Uma ciclovia implantada na calçada no Jardim Esplanada, em São José dos Campos, está sendo questionada por alguns moradores do bairro pela proximidade com os portões das casas. Apesar de ser alvo de reclamação, a criação da ciclovia é aprovada por ciclistas e praticantes de corrida, que não precisam mais dividir o espaço com veículos na rua.

 

Com cerca de 70 metros, a faixa entre as ruas Borba Gato e Ana Maria Nardo, o trecho é delimitado por faixas em vermelho e possui sinalizações nos postes e no solo. Trata-se de um espaço compartilhado, medida prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro que permite a utilização da calçada por pedestres e ciclistas.

 

Mesmo assim, moradores reclamam do risco de acidentes por conta da proximidade da faixa com o portão das casas. "Eu não gostei. Isso para gente é um perigo, tem meus netos que vem passear aqui, aí eu tenho que segurar na mão deles. Achei errado isso aqui", afirmou a doméstica Maria Aparecida.

 

Por outro lado, a ciclovia na calçada é aprovada por ciclistas e praticantes de corrida e caminhadas. "Ficou muito bom, era uma coisa que fazia falta aqui. Eu uso muito a ciclovia, uso para trabalhar, todo dia vou ao trabalho de bicicleta, faço questão. Depois que implementou a ciclovia eu passei a utilizar muito mais", afirmou o ciclista Marco Antonio dos Santos.

 

Segundo a Secretaria de Transportes, a medida foi implantada no local por se tratar de um trecho com movimento intenso de veículos. O objetivo do espaço compartilhado é oferecer maior segurança aos ciclistas, pedestres e motoristas em regiões de tráfego intenso.

 

A secretaria informou ainda que a elaboração do projeto para a ciclovia contou com a participação de coordenadores de grupos e ciclistas independentes. Além disso, a pasta afirma moradores da região e comerciantes também foram consultados.

 

Leia também:


Ela é quem está no guidão

Secretaria de Obras de Florianópolis estuda implantar ciclovia definitiva em Coqueiros

Blog corrige erros da revista Veja sobre custo das ciclovias em SP

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário