DF ainda não tem Plano de Mobilidade

Secretário Carlos Tomé afirma que o DF não tem plano de mobilidade e nem o terá no prazo estabelecido pela lei de Mobilidade Urbana

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Yuriê César / Mobilize Brasil*  |  Postado em: 26 de fevereiro de 2015

Terminal de ônibus em Brasília

Brasília: filas para entrar nos ônibus do BRT

créditos: Uirá Lourenço


Em entrevista ao Mobilize Brasil, o secretario de Mobilidade do Distrito Federal, Carlos Tomé, falou sobre o Plano de Mobilidade Urbana e discutiu a organização do sistema de transportes na região de Brasília. Tomé explicou que o DF tem um Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), porém, "elaborado em 2009, com dados coletados em 2007 e que só foi aprovado em 2011”. Em outras palavras, já nasceu desatualizado, completou o secretário.

 

Ele lembra que o PDTU não é um plano de mobilidade tal como preconizado na Lei 12.587/2012, da Política Nacional de Mobilidade Urbana. "O PDTU tem um viés de sistema viário, de grandes corredores...o plano de mobilidade tem que ser mais abrangente”, explicou. Desta forma, Tomé acredita que não será possível elaborar um cumprir o prazo previsto na Lei, que vence agora em abril de 2015.



mobilidadeurbananova_22052012.jpg
Gráfico de tráfego baseado nas projeções do PDTU, de 2011 

 

O secretário assumiu a pasta no início do ano e diz que "o período de transição do governo foi relativamente turbulento, e nós não tivemos acesso às informações. O que temos agora são aquelas informações que conseguimos resgatar das gavetas, dos armários”, completou o secretário. 

 

Ele lembra que somente em sua secretaria mais de 150 funcionários foram exonerados e que “dos 230 funcionários que tinham cargo, só 63 eram do quadro efetivo; todos os outros foram exonerados. Com a equipe assim reduzida não houve condições para avançar na discussão do plano de mobilidade. 

 

Com as novas nomeações e com a casa mais organizada é que serão definidas as prioridades. “A partir de agora vamos ter a equipe montada. Aí nós vamos ver quais são os planos que a gente quer tocar, e um deles é o plano de mobilidade”, completou Tomé.


Veja como estão os Planos Diretores de Mobilidade em algumas cidades:

 

*Edição: Marcos de Sousa 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário