Passageiros reclamam de falhas em trens do Metrô e da CPTM

Nos últimos 30 dias, foram 17 ocorrências no Metrô e seis na CPTM. Empresas dizem que manutenção é eficiente e que ocorrências são normais

Notícias
Fotos
 

 |  Autor: G1  |  Postado em: 28 de outubro de 2011

CPTM

CPTM

créditos: osascoeregiao.com.br

Os passageiros da Grande São Paulo reclamam que os trens do Metrô e da CPTM têm apresentado muitas falhas. As composições transportam 6,5 milhões de pessoas todos os dias.


Na madrugada desta quinta (27), os trens da Linha 2-Verde circularam com velocidade reduzida por 11 minutos devido à falta de energia elétrica. Na terça-feira (25), o acionamento indevido do sistema de emergência parou um trem da Linha 12 Safira da CPTM. Muitos passageiros consideraram o conserto demorado demais e resolveram seguir a pé pelos trilhos. No mesmo dia, uma falha na rede elétrica fechou a Estação Largo 13 da Linha 5.


Nos últimos 30 dias, foram 17 ocorrências no Metrô e seis na CPTM.


Para o engenheiro de tráfego e transportes Humberto Pullin, o número de passageiros cresceu, mas a estrutura pouco mudou. “Tem faltado nos trens do Metrô e da CPTM manutenção preventiva. Acredito que as equipes e a própria estrutura de manutenção não estavam preparadas para esse aumento da demanda”, diz.


O Metrô e a CPTM dizem que a manutenção nos trens é eficiente e que o número de ocorrências está dentro da normalidade. “No último mês, nós realizamos mais de 100 mil viagens. Dessa forma, tivemos um número de ocorrências significativamente pequeno em relação a esse número de viagens realizadas”, afirma Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô.


“Quando a gente compara esse número de ocorrência, ou seja, pega o número de quatro ocorrências durante esse mês, que impactaram efetivamente a vida do usuário, nós tivemos uma média de uma ocorrência para cada 18 mil viagens”, calcula Francisco Pierrini, gerente de operações da CPTM.


Os passageiros não conhecem a estatística, mas sabem muito bem quando as falhas atrapalham a ida e a volta para casa.

 

 

Mais notícias sobre São Paulo-SP:
 

'Multa tripla' por calçada passa a valer
Ministério Público investiga lotação no metrô de SP
São Paulo terá em breve uma nova ciclovia
Mais de cem câmeras já multam desrespeito ao pedestre em SP

Comentários

Elias Pereira de Oliveira - 28 de Fevereiro de 2012 às 10:54 Positivo 0 Negativo 0

Uso a linha esmeralda da CPTM, no trecho entre as estações Osasco e Cidade Jardim, e semana sim semana não ocorre algum problema na linha. A estatística é interessante. É como falar que o bêbado cai pouco em relação ao que bebe...

Clique aqui e deixe seu comentário