Triciclo usa ciclovia para tirar lixo da rua

Veículos pretendem acelerar o recolhimento de resíduos no Centro e diminuir os gastos com limpeza

Notícias
 

Fonte: Diário de S. Paulo  |  Autor: Eduardo Athayde  |  Postado em: 30 de maio de 2015

Gari se deslocará pelas ciclovias

Gari se deslocará pelas ciclovias

créditos: Nelson Coelho/Diário SP

 

A Prefeitura iniciou, na quinta-feira (28), um projeto piloto, em parceria com a empresa Inova, para melhorar a limpeza de ruas e avenidas da cidade. O serviço contará agora com dez triciclos (cinco motorizados e cinco com sistema de pedais) para fazer o resgate dos sacos de lixo usados no armazenamento de resíduos jogados nas lixeiras e no chão.

 

As ciclovias da região central, nesse primeiro momento, serão usadas pelos veículos com pedais, chamados de triciclos bike, no deslocamento até os pontos onde o lixo será recolhido. 

 

Já os motorizados usarão os corredores viários utilizados pelas motos. Os alvos, agora, são as avenidas 23 de Maio, Paulista, Consolação e Radial Leste, entre outras grandes vias, e a Praça da República.

 

A ação funciona assim: inicialmente, um grupo de garis, a pé, recolhe os dejetos  das lixeiras ou da varrição pública. Posteriormente, os servidores com os triciclos fazem o resgate dos sacos e os levam até os caminhões compactadores.

 

O triciclo bike tem uma caçamba na traseira que suporta até dez sacos de resíduos. O motorizado carrega até 20 sacos. “Você pode agilizar o processo (de recolhimento do lixo) e isso pode ter impacto de produtividade. Cada trabalhador (gari) sendo mais produtivo com as novas tecnologias (triciclos), diminui o impacto no custo (de limpeza da cidade)”, afirmou o prefeito Fernando Haddad (PT).

 

Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Serviços, o prazo máximo de recolhimento é de quatro horas. A pasta não disse qual é a meta para reduzir esse tempo com o novo modelo.

 

Por ano, a Prefeitura  gasta quase R$ 1 bilhão por ano com a limpeza da cidade. “Isso tudo é custo, não é investimento”, reclamou Haddad.  

 

Faltou equilíbrio

Logo após a apresentação dos triciclos, alguns garis saíram pelas ruas, nas redondezas da sede da Prefeitura, para testar o equipamento.  Ao menos dois deles mostraram pouca habilidade e perderam o equilíbrio algumas vezes, quase indo ao chão. “Recebemos um pouco de treinamento”, disse um deles, de capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas.

 

Leia também:

Órgão público em Recife dá folga a funcionário que pedalar 

Empresários apostam nas bikes para levar produtos aos clientes

Prefeitura de SP cria projeto piloto de entrega noturna de cargas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário