Porto Alegre ganha pista exclusiva para ônibus no viaduto da Bento Gonçalves

Faixa para coletivo é inaugurada dois meses após estrutura dos automóveis. Iniciado em 2012, viaduto completo foi entregue com um ano de atraso

Notícias
 

Fonte: Jornal do Commercio  |  Autor: Jornal do Commercio  |  Postado em: 02 de junho de 2015

viaduto interliga as avenidas Salvador França e Ap

Viaduto interliga avenidas Salvador França e Aparício Borges

créditos: Jonathan Heckler/JC

 

A segunda etapa das obras do viaduto São Jorge, da avenida Bento Gonçalves, foi entregue no início da semana. O corredor de ônibus para as cinco linhas de transporte coletivo que passam pelo local (T2, T4, T11, T11A e 280.2) está disponível para o trânsito de coletivos. A pista fica um nível abaixo do pavimento no qual circulam os demais veículos, inaugurado no dia do aniversário de Porto Alegre, 26 de março.

 

Além da liberação da pista para ônibus, a circulação de veículos também foi autorizada, a partir das 6h desta segunda-feira (01), na alça lateral da Terceira Perimetral junto ao viaduto, no sentido Sul/Leste, que serve como acesso àqueles que trafegam pela avenida Bento Gonçalves e pretendem seguir em direção a Viamão. Também foi aberto o acesso ao lado do quartel, para quem dirige pela Bento no sentido bairro/Centro, em direção à avenida Ipiranga.

 

Iniciado em 2012, o viaduto completo foi entregue com um ano de atraso. Entre as oito intervenções previstas pelo município visando à Copa do Mundo de 2014, essa foi a que teve andamento mais acelerado, com maior número de operários e menos entraves pelo caminho.

 

Com 540 metros de extensão e seis faixas de tráfego, o viaduto São Jorge garante maior fluidez aos 90 mil veículos que fazem o trajeto entre as zonas Norte e Sul diariamente, bem como as linhas de transporte coletivo. Segundo cálculos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os automóveis estão demorando 15 minutos a menos para fazer o trajeto da zona Sul para a zona Norte, e vice-versa, do que gastavam antes da construção da obra de arte.

 

O viaduto interliga as avenidas Salvador França e Aparício Borges passando por cima da avenida Bento Gonçalves, sem interrupções, e possui três níveis - o do asfalto, o superior, para carros, e o intermediário, na parte central, específico para ônibus. A obra, executada pelo consórcio Nova Bento (Construtora Cidade Ltda. e Sultepa Comércio e Construções Ltda.), teve custo de R$ 79,4 milhões.

 

Leia também:

Crise econômica e corrupção vão tirar 20% da mobilidade urbana, diz consultoria

Em marcha lenta: Porto Alegre só ganhou 3,8 km de ciclovias em um ano

Menos da metade das cidades do RS com ônibus urbano tem contrato

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário