Apenas alguns minutos a mais!

Motoristas irão perder no máximo cinco minutos com a redução da velocidade nas Marginais de São Paulo

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize  |  Postado em: 05 de agosto de 2015

Motorista perde uns minutos e a cidade ganha muita

Motorista perde uns minutos e a cidade ganha muitas vidas

créditos: Reprodução

 

É correta e corajosa a iniciativa da cidade de São Paulo de reduzir a velocidade do tráfego nos principais corredores de trânsito da cidade. A experiência foi implantada no dia 20 passado, nas avenidas Marginais e desencadeou uma violenta campanha por parte da grande mídia e de algumas lideranças políticas da capital paulista. 

 

Basta um breve passeio a pé em qualquer avenida mais movimentada de qualquer capital do país para notar as cicatrizes, centenas delas, em placas de sinalização, postes, árvores e gradis de proteção ao longo dessas vias. São sinais inequívocos de acidentes que ocorrem todos os dias, envolvendo veículos e pessoas. 

 

Vamos aos números:

No Brasil, todos os anos, cerca de 45 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito, o que resulta em uma taxa de 22,6 mortes por cem mil habitantes, bem acima da de países que têm o dobro de veículos por habitante, como a Alemanha, com 6,6 mortes por cem mil. A taxa brasileira é superior, ainda, à de dois países vizinhos, Chile e Argentina, ambos com cerca de 12 mortes por cem mil habitantes. 

 

Especialistas de todo o mundo sabem que a redução de velocidade é a melhor forma de evitar acidentes. E é por isso que tantas cidades ao redor do mundo têm desenvolvido políticas para acalmar o trânsito e reduzir velocidades. 

 

A proposta de São Paulo, portanto, não é nenhuma novidade. Nova York, por exemplo, tinha 269 mortes no trânsito em 2011 e desde então tem trabalhado para zerar essas fatalidades. Trata-se de proteger vidas e evitar os gastos com hospitalização, seguros e outras despesas, todas pagas pela sociedade. Todos ganham com isso.

 

A iniciativa também é coerente com as discussões realizadas durante a elaboração do Planmob, o Plano de Mobilidade Urbana, exaustivamente debatido com a comunidade. Nas plenárias finais, em abril passado, os vários grupos foram unânimes em recomendar a redução da velocidade em todas as avenidas e ruas da cidade. É fácil compreender: a 40km/h o motorista ou motociclista consegue prever um possível acidente e frear a tempo de evitá-lo.

 

E o que perdem os motoristas? 

Em horários de pico, as tais avenidas expressas ficam absolutamente engarrafadas e a velocidade não passa mesmo da média de 15 km/h.

 

Nos horários noturnos ou nos finais de semana, quando é possível pisar mais fundo no acelerador, um motorista que chegasse a São Paulo pela rodovia Castello Branco (oeste) e percorresse os 25 km até a rodovia Ayrton Senna, no trecho final leste da Marginal do Tietê a 90 km/h levaria cerca de 17 minutos de viagem. Com a mudança para 70 km/h, o tempo sobe para 22 minutos, ou apenas cinco minutos a mais. Na pior situação, se optar pela pista local, onde a velocidade baixou de 60 km/h para 50 km/h, o tempo sobe de 25 para exatos 30 minutos, também cinco minutos a mais.

 

Há ainda a polêmica das multas, do excesso de radares e da sensação de contenção que os motoristas sentem quando trafegam a 50 km/h nas largas pistas das Marginais. Fiscalizar e punir é função do poder público e cabe ao cidadão respeitar as leis e normas de convivência no meio urbano. 

 

Quanto às pistas, seria recomendável um projeto para reduzir a largura visual da via, por exemplo, utilizando recursos de paisagismo. Mas, a longo prazo, com a melhoria do sistema de transporte público da Região Metropolitana, o ideal seria a retirada das pistas e a retomada das margens dos rios Tietê e Pinheiros para o lazer dos paulistanos. Em lugar de congestionamentos, teríamos (teremos?) jardins, passeios, uma linha de trem, tram ou ônibus e uma ou duas pistas reservadas aos veículos das pessoas que queiram desfrutar do futuro parque, seus barcos e atracadouros.

 

* Originalmente publicado no site ArqFuturo


Leia também:

A lógica das Marginais

Menor velocidade não significa menor fluxo, diz especialista 

Procurador-geral se diz contra 'judicialização' no caso das Marginais (SP)

O prefeito, a velocidade nas marginais e os riscos da circulação da "frota cabrita" 

"Acalme-se, alivie o acelerador. Respeite nossa cidade" 

Redução de velocidade nas cidades: O que você acha desta proposta?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário