Fotógrafo registra arquitetura inusitada de pontos de ônibus soviéticos

Em viagem de bicicleta de Londres a São Petersburgo, Christopher Herwig descobriu relíquias da ex-União Soviética em 14 países

Notícias
 

Fonte: BBC  |  Autor: BBC  |  Postado em: 02 de outubro de 2015

Alguns pontos de ônibus são tão inusitados quanto

Alguns pontos de ônibus são tão inusitados quanto belos

créditos: Christopher Herwig

 * Com informações Globo.com

 

O fotógrafo canadense Christopher Herwig, de 40 anos, dedica-se há 13 anos a um objeto inusitado – pontos de ônibus da antiga União Soviética. Ele percorreu mais de 30 mil quilômetros de carro, bicicleta, ônibus e táxi em 14 países para documentar o que chamou de "tesouros inesperados da arte moderna", incluindo Quirguistão, Ucrânia, Moldávia e Belarus.

 

Herwig descobriu a arquitetura inusitada dos pontos soviéticos em 2002, quando fazia uma viagem de bicicleta de Londres, na Grã-Bretanha, até São Petersburgo, na Rússia. "Eu estava jogando um jogo em que tinha que fotografar algo diferente a cada hora e vi um ponto de ônibus perfeito. Com o passar dos anos a série cresceu enquanto eu explorava a Ásia Central", disse à BBC Brasil.

 

"Para mim, isso foi uma janela única para a imaginação de muitas pessoas que frequentemente eram oprimidas criativamente. Nos dá a chance de olhar para um lugar e um momento na história através das pessoas que viveram nesse período. De certo modo, as fotos me parecem retratos."O fotógrafo, que atualmente documenta a crise dos refugiados sírios na Jordânia em parceria com o Unicef e a UNHCR (agência de refugiados da ONU), diz que a descoberta tornou suas viagens mais emocionantes.

 

"Encontrar esses pontos de ônibus, às vezes em estradas remotas e não asfaltadas, eram as melhores descobertas inesperadas. Obras de arte que, primeiro, parecem fora de lugar, mas, depois de apreciar a paisagem ao redor delas, parece perfeita. Me deu mais uma razão para viajar e me sentir um explorador, um espião. Espero encorajar as pessoas a viajar e abrir seus olhos para todos os tesouros esquisitos, maravilhosos e pouco apreciados que estão por aí", diz Herwig. As imagens foram reunidas no livro Ponto de ônibus soviéticos, publicado pela editora Fuel e vendido na Amazon.

 

Clique e veja a galeria de fotos de Herwig na página da BBC

 

Leia também:

Em Curitiba, 82% dos passageiros usam internet dentro do ônibus 

Holanda terá micro-ônibus sem motorista 

Lei que obrigava ar-condicionado nos ônibus de Porto Alegre é vetada no TJ 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário