Medellín, na Colômbia, inaugura linha de VLP

Linha de Veículos Leves sobre Pneus tem 4,3 km de extensão e nove estações. Transportará 85 mil passageiros por dia

Notícias
 

Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 28 de outubro de 2015

Inauguração de linha de VLP em Medellín, na Colômb

Inauguração de linha de VLP em Medellín, na Colômbia

créditos: Via Trolebus

 

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, participou da inauguração da nova linha de VLP – Veículo Leve Sobre Pneus na cidade de Medellín.

 

Após alguns dias de testes, a abertura do serviço do novo modal foi realizada no dia 20 de outubro. A linha do VLP tem 4,3 km, o que inclui nove estações. A expectativa é que o sistema transporte, em média, 85 mil passageiros por dia.

 

As composições foram fabricadas por um consórcio na qual a Alstom teve a participação de um pouco mais de 50%. Os doze VLPs são semelhantes aos que operam na França e Itália. O veículo mede 39 metros de comprimento, e pode vencer rampas com inclinação de até 12%. Operam a uma velocidade média de 30 km/h.

 

A cidade de Medellín conta com 38,1 km de rede de metrô, dividido em duas linhas com mais três de teleféricos, conhecidos como “metrocable”. O sistema transporta em média quase 500 mil passageiros diariamente. Com o novo sistema, os dois meios de transportes serão agora interligados.

 

Ganho ambiental 

As autoridades locais estimam que 7 mil toneladas de CO2 deixem de ser lançados na atmosfera anualmente com o novo sistema de transporte.

 

Leia também:

Das 'busetas' ao Transmilênio: o transporte diversificado da Colômbia 

Metamorfose exemplar de Medellín inspira outras cidades latino-americanas

Em Bogotá, Transmilênio dá sinais de esgotamento 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

magno - 04 de Janeiro de 2017 às 01:21 Positivo 0 Negativo 0

É verdade que as cidades da Colombia são mais sofisticadas que as cidades do Brasil? assim me disse um rapaz Colombiano,que morou aqui na minha cidade,agora êle vive em Natal,até nisso o Brasil perde,não temos mais qualidade? alguem poderia me respon

magno - 04 de Janeiro de 2017 às 01:15 Positivo 0 Negativo 0

Eu gostaria de saber se é verdade,um rapaz da Colombia que morou aqui em BHme disse que as cidades da Colombia são muito mais sofisticadas que as cidades Brasileiras,só que agora êle mora em Natal RNaté nisso o Brasil perde?

Clique aqui e deixe seu comentário