Barack Obama vai propor taxa de 10 dólares por barril de petróleo

Com a medida, o presidente dos EUA quer financiar "uma revolução no transporte público". Mas a proposta não deve passar no atual Congresso dominado pelos republicanos

Notícias
 

Fonte: Observador  |  Autor: Edgar Caetano  |  Postado em: 05 de fevereiro de 2016

Obama quer cobrar taxa de 10 dólares por barril de

Obama quer cobrar taxa de 10 dólares por barril de petróleo

créditos: Evan Vucci/Pool/Epa

 

O presidente dos EUA, Barack Obama, quer cobrar uma taxa de 10 dólares por cada barril de petróleo – que hoje custa pouco mais de 30 dólares – para reduzir a dependência energética dos combustíveis fósseis e financiar a criação de um “sistema de transportes limpo para o século 21“. 

A medida consta da proposta de Orçamento federal que será apresentada na próxima semana, diz o site Politico. Mas há pouca chance de ser aprovada, dado o domínio republicano no Congresso americano. Ainda assim, a ideia tem o mérito de introduzir um novo tema no debate eleitoral, até o momento focado bem pouco em questões energéticas e ambientais.

 

Ainda não se sabe como este imposto seria cobrado, se direto na produção ou na comercialização. Mas as empresas do setor energético já criticam a proposta, garantindo que aumentaria o preço da gasolina em pelo menos 25 por cento o galão (cada galão líquido corresponde a 3,8 litros), que hoje sai por menos de dois dólares. Além disso, a indústria diz que a medida iria matar a indústria petrolífera norte-americana, sobretudo as novas empresas de exploração do xisto.

 

Reduzir emissões

Um congressista republicano citado pelo Financial Times diz que a proposta é um “nado morto“. O objetivo de Obama seria obter 300 mil milhões de dólares para financiar investimentos ao longo da próxima década, em áreas como os trens de alta velocidade, automóveis sem condutor e elétricos, entre outras ideias cogitadas para reduzir as emissões nocivas ao ambiente.

 

Segundo a Casa Branca, 30% das emissões poluidoras nos EUA dizem respeito ao transporte. A intenção do plano é “dar incentivo à inovação no setor privado para que se reduza a dependência do petróleo e se invista na pesquisa tecnológica que fornecerá a energia do futuro“, informam as fontes do governo ouvidas pelo site Político. 

 

Leia também:

Os padrões de qualidade do ar no Brasil e o caso VW 

Planejamento, para enfrentar os desafios da mobilidade urbana 

Madri proibirá totalmente circulação de carros quando poluição disparar 

De "capital do automóvel", Detroit já é a cidade dos EUA onde a bicicleta mais cresce 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário