Tem cilada na sua calçada?

Leia o Editorial da Newsletter semanal de número 196 do Mobilize Brasil

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 03 de março de 2016

Participe da campanha Calçada Cilada!

Participe da campanha Calçada Cilada!

créditos: André Porto / Metro


Andar a pé é a forma mais leve, saudável e limpa de mobilidade urbana. Para isso precisamos apenas de nossos pés e de passeios públicos acessíveis, confortáveis e bonitos. Vamos participar da ação #calçadacilada


Nesta semana começamos a maratona #CalçadaCilada, ação organizada pelos ativistas do Corrida Amiga para construir uma imagem das calçadas em ruas, praças e avenidas brasileiras.


A ideia é documentar - em pequenos textos e fotos - as "ciladas" que nos fazem tropeçar, escorregar, torcer o pé ou simplesmente desistir de sair, especialmente quando estamos sobre cadeiras de rodas ou empurrando um carrinho com crianças.


Para a avaliação estamos usando a plataforma Cidadera, disponível para smartphones e também para computadores. Acesse o Cidadera.com, clique no link Pedestre e registre sua reclamação. A ação prossegue até os dias 2 e 3 de abril, quando acontecem caminhadas e mutirões de avaliação em várias cidades do país.


A propósito, vale lembrar que segundo a Lei Brasileira de Inclusão, os gestores públicos que não mantiverem as calçadas em boas condições poderão ser processados por improbidade administrativa. A legislação está em vigor desde janeiro, mas ainda não produziu mudanças visíveis na postura dos governantes, que continuam a fingir que são postes :-)


Há, felizmente alguns sinais de mudança: em Curitiba, após a implantação das "áreas calmas", onde o limite de velocidade para veículos é 40 km/h, a prefeitura começou a implantar as "calçadas verdes". São ampliações das áreas de calçadas tradicionais, com pintura feita em tinta verde e branca, além de balizadores presos ao piso. A ideia, já aplicada em algumas áreas de São Paulo, é um ensaio para o resgate do espaço urbano para o desfrute das pessoas.


Mas, para que a iniciativa tenha sucesso é fundamental a adesão dos moradores. Exemplar foi a retomada de uma praça, na zona norte de São Paulo. Ali, duas bikes de comes e bebes atraíram a população e logo depois a atenção da prefeitura, que decidiu renovar a área. Agora, mesmo à noite, crianças brincam nos equipamentos de ginástica recém-instalados.


E assim se reconstroi uma cidade justa e segura para jovens e idosos, como destaca o post "Envelhecimento Ativo: pensando cidades para idosos" do blog Cidade Ativa. E também para pessoas com mobilidade reduzida, a exemplo de Mila Guedes, do blog Milalá, que circula por todo lado com sua scooter, a "Julinha".


Mila, aliás, é uma das agitadoras da maratona #CalçadaCilada e já está nas ruas registrando os obstáculos que impedem sua passagem. Sem medo, sem limite, com alegria, como ela costuma dizer.


Por fim, destaque especial para as criançasna seleção de vídeos sobre mobilidade criada por Ricky Ribeiro para sua sobrinha Nicole. Ela gostou tanto dos filmes que Ricky decidiu compartilhá-los aqui no portal. Reúna sua turminha e divirta-se!

 

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário