Centro de Blumenau (SC) se torna mais amigável ao pedestre

É o que revelam ações urbanas recentes como: novo calçadão, ampliação do programa Rota de Lazer, redução de velocidade e de vagas de estacionamento na região central

Notícias
 

Fonte: Diário Catarinense  |  Autor: Pamyle Brugnago  |  Postado em: 23 de março de 2016

Rua Capitão Euclides de Castro, que vai virar calç

Rua Capitão Euclides de Castro, que vai virar calçadão

créditos: Patrick Rodrigues/Agência RBS

 

A cidade de Blumenau vem dando indicativos de qual é a nova prioridade para a sua região central: despertar a caminhabilidade. As evidências estão em ações como a busca pela ampliação da Rota de Lazer na Rua XV de Novembro, a redução de vagas de estacionamento e de velocidade dos carros em ruas do Centro, e a implantação do futuro calçadão na Rua Capitão Euclides de Castro, essa última uma iniciativa que partiu de proprietários de imóveis do local em parceria com a prefeitura.  

 

Só há vantagens em mudar a paisagem, afirma Sérgio José Gonçalves, proprietário do Polpetta, estabelecimento localizado na via que em breve será um calçadão, a famosa Rua do Brueckheimer. Em experiências anteriores, quando o acesso foi fechado para carros, o empresário conta que o público lotou o espaço.

 

"A calçada aqui é estreita, o que dificulta a passagem das pessoas. Além disso, poucos carros usam o local como passagem. Não há perdas para ninguém ao desviar o fluxo de veículos, só vantagens", avalia Gonçalves sobre o calçadão.

 

Já a ampliação aos domingos da Rota de Lazer na Rua XV — que terá um teste de horário estendido nos domingos de 3 e 10 de abril — entusiasma a arquiteta e urbanista Amanda Tiedt. 

 

A arquiteta explica como ocorreu a proposta de rever o horário: "De manhã cedo sempre tem pouquíssimas pessoas, mas mais tarde, como é domingo, o movimento aumenta. Como já existia a ferramenta Panela de Pressão (aplicativo que permite contato direto com governantes) na rede Minha Blumenau, nós colocamos um painel na Rua XV pedindo para pessoas o que elas achavam que precisava ter na Rota e 95% pediram pela ampliação de horário".

 

Ela destaca ainda que as pessoas se sentem mais seguras ao caminhar em um local com boas condições de mobilidade: "Muitas calçadas não têm acessibilidade, então ali é o momento que elas sentem total liberdade para caminhar".

 

Veja a seguir quais são as iniciativas que estão mudando o Centro de Blumenau:

 

Rota de Lazer na Rua XV

A Rota de Lazer, que fecha semanalmente a Rua XV, surgiu pela primeira vez em setembro de 2010 e foi retomada em junho de 2012. Recentemente a rede Minha Blumenau iniciou uma campanha e a prefeitura decidiu testar um horário ampliado nos dias 3 e 10 de abril, quando a rua ficará fechada até as 17h, e não até o meio-dia.

 

Redução de velocidade

Anunciada em dezembro, a redução da velocidade máxima em algumas vias de Blumenau já está valendo. Até agora, a Secretaria de Serviços Urbanos instalou novas sinalizações nas ruas Itajaí e Antônio Treis, no bairro Vorstadt, e em pelo menos outras cinco ruas da região central, como a Curt Hering e transversais, onde a velocidade máxima permitida agora é de 30 km/h. Além disso, durante a implantação do binário da Alameda Rio Branco e da Rua Nereu Ramos, houve ações como recuperação dos passeios públicos e implantação de faixas de pedestre elevadas, além de ilhas de segurança.

 

Calçadão da Rua Capitão Euclides de Castro

O projeto prevê que o trecho de 107 metros seja destinado aos pedestres. A prefeitura fará a remoção do pavimento e a abertura de valas para drenagem e os proprietários dos imóveis participam com R$ 120 mil para a instalação de paver e colocação de mobiliário. A previsão é que as obras comecem em abril e sejam concluídas em 90 dias.

 

Caminhabilidade

Termo traduzido do inglês (walkability), é um conceito que mensura o quanto uma região é amigável ao pedestre. Está relacionado a acessibilidade e facilidade dos deslocamentos a pé.

 

Leia também:

Em Blumenau (SC) tachões piscam quando pedestre está na faixa de segurança 

Curitiba anuncia o primeiro calçadão de bairro da cidade 

Projeto do Cais Mauá em Porto Alegre prevê calçadão e novas praças 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário