Concurso seleciona ideias de melhorias à cidade de Porto Alegre até 2050

Voltado a profissionais e estudantes de arquitetura e engenharia de faculdades gaúchas, concurso escolherá as melhores propostas para ajudar a dinamizar a cidade

Notícias
 

Fonte: Smurb  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de março de 2016

Concurso de ideias quer melhorar a vida urbana em

Concurso de ideias quer melhorar a vida urbana em POA

créditos: Reprodução

 

Obter soluções urbanas em temas como mobilidade, construção e meio ambiente é o que pretende a prefeitura de Porto Alegre, que lançou nesta terça-feira (29) o concurso de urbanismo "35 Ideias POA 2050 – Pensando o Futuro da Cidade". Serão abordadas três grandes temáticas: qualificação da paisagem urbana, infraestrutura urbana e cidade policêntrica.

 

Serão selecionadas 35 propostas que explorem a dinâmica da cidade, em quesitos tais como: requalificação urbana de áreas degradadas, regeneração de áreas ambientais, reuso de edifícios subutilizados e soluções sustentáveis para habitação. A seleção inclui ainda propostas como soluções de mobilidade e de mobiliários urbanos e intervenções urbanísticas em áreas consolidadas. 

 

As ideias devem, segundo os organizadores, favorecer a vitalidade, a sustentabilidade e a segurança das áreas urbanas, valorizando os espaços públicos e resolvendo problemas de infraestrutura da capital gaúcha.

 

O secretário de Urbanismo, Valter Nagelstein, aposta que a crise pode ser um terreno fértil para ideias criativas. “Quando melhoramos um bairro, resgatamos sua autoestima, também estamos investindo em segurança pública. Se fizermos uma cidade mais aprazível, com espaços públicos qualificados, estamos garantindo melhoria na saúde das pessoas", aposta Nagelstein.

 

Podem participar estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de faculdades do Rio Grande do Sul e profissionais habilitados nestas profissões que estejam com registro regular nos conselhos de Arquitetura (CAU-RS) e de Engenharia e Agronomia (Crea-RS). 

 

O concurso é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb). O edital com as regras do concurso deve ser publicado na segunda quinzena de abril e as inscrições serão aceitas a partir de maio. Os vencedores serão conhecidos em novembro.

 

Mais informações no site do concurso: http://35ideias.portoalegre.rs.gov.br/ 

 

Leia também:

Estudantes gaúchos vencem concurso que tem mobilidade urbana como um dos desafios

Projeto do Cais Mauá em Porto Alegre prevê calçadão e novas praças 

Projeto de estação hidroviária na orla de POA será debatido hoje (19) 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário