Cidades precisam "viver sem o carro", afirma premiê de Portugal

O alerta do primeiro-ministro português foi dado ontem (13) durante evento de inauguração da nova estação de metrô da Reboleira, na Grande Lisboa

Notícias
 

Fonte: Dinheiro Vivo/Lusa  |  Autor: Dinheiro Vivo/Lusa  |  Postado em: 14 de abril de 2016

Cemitério de carros usados para reciclagem na Repú

Futuro: cemitério de carros usados para reciclagem

créditos: sbernesuroviny.cz

 

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, declarou que as cidades devem se habituar a “viver sem o automóvel” e defendeu a necessidade de reforçar o investimento na rede de transportes públicos. O alerta foi dado ontem (13) durante evento de inauguração da estação de metrô da Reboleira, no município de Amadora, na Grande Lisboa.  

 

Segundo o chefe do governo, “as cidades levaram grande parte do século 20 para se habituarem ao automóvel, mas agora têm muito pouco tempo para se acostumarem a viver sem ele”, avisou. 

 

O governante, que falava na inauguração do prolongamento da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa, entre Amadora Este e a Reboleira, salientou que, devido ao agravamento das alterações climáticas, até 2050 será preciso “mudar o paradigma da mobilidade assente no transporte individual, pelo transporte coletivo e mobilidade suave". 

 

Integração trem-metrô

“O investimento feito nesta estação é muito mais do que a ligação da Reboleira ao centro de Lisboa”, realçou o primeiro-ministro, acrescentando que a obra representa “o primeiro grande terminal intermodal da Linha de Sintra”. Ela permite a integração da linha de trem com a linha do metrô, com o serviço de transporte rodoferroviário e com o "apoio à mobilidade suave, pedonal e ciclável”, disse. 

 

Já o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, também presente ao evento, ressalvou que o país “ainda não deu o salto necessário para a construção de um novo padrão de mobilidade urbana e metropolitana”. Ele referia-se à queda em Portugal de 25% na procura pelos serviços das empresas Metro e Carris, durante a gestão anterior do governo. Segundo Fernandes, "essa percentagem por si só é preocupante, ainda mais quando representa um decréscimo de cerca de 60 milhões de viagens por ano”, enunciou. 

 

A ligação do metrô à Linha de Sintra facilitará os deslocamentos e contribuirá para atingir o objetivo da União Europeia de "descarbonização do transporte”, afirmou, em comunicado, a comissária da Política Regional, Corina Cretu. 

 

Segundo a Metro, este prolongamento a partir da estação Amadora Este até a estação Falagueira vai permitir “viajar entre Reboleira e a estação Marquês de Pombal (centro de Lisboa) em 19 minutos e entre a Reboleira e Baixa-Chiado em 24 minutos”. A Linha Azul passa a ter uma extensão de 13,7 km, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa). 

 

Leia também:

Lisboa retira postes de sinalização redundantes para melhorar mobilidade 

Calçadas, ciclovias e muito verde: revitalização de Lisboa inicia em março  

Aveiro, em Portugal, sedia encontro de mobilidade urbana com bicicleta 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário