Sua cidade é caminhável? Teste aqui!

Facilidade de caminhar, usar o transporte público ou pedalar para o trabalho ajudam a vender imóveis. Avalie a caminhabilidade de seu bairro

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de abril de 2016

Sua cidade é caminhável?

Calçadas largas, árvores e locais para caminhar e descansar

créditos: Citylab.com


Sua cidade é caminhável? No Brasil, ainda são raros os municípios que oferecem boas condições de segurança e conforto aos pedestres. Mas alguns bairros ou setores de municípios brasileiros até que permitem algumas aventuras a pé.

O Mobilize junto com organizações parceiras está preparando uma campanha para desenvolver esse estudo, se possível em todas as capitais brasileiras. Daí, vai ser possível estabelecer um ranking dos bairros e cidades mais caminháveis do país.

Em nossa pesquisa para essa avaliação encontramos alguns trabalhos bem avançados em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, já existem sites do setor imobiliário que permitem essa análise, como critério para a busca de uma casa, um apartamento ou a sede de uma empresa. Em alguns deles, com apenas um clique, é possível avaliar a facilidade para caminhar, circular de bicicleta ou usar o transporte público.


Busca de imóveis x mobilidade
A ideia é ajudar o cliente a encontrar o imóvel adequado, considerando os tempos de transporte a pé, de bike, de transporte público ou usando o carro.

Por enquanto, não temos essa ferramenta aqui para as cidades brasileiras, mas é possível usar um dos sites americanos para "tirar uma média" de sua rua, seu bairro. Não é uma aferição profunda, mas quase chega a um resultado correto. No mínimo, um bom passatempo.

Clique na imagem e acesse o site www.redfin.com/how-walk-score-works




Leia também:
A caminhabilidade: medida urbana sustentável
Enfim, um plano de caminhabilidade
Menos carros, mais árvores = mais pedestres




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário