MP flagra 26 trens do Metrô parados e denuncia secretário de Alckmin

Mais oito foram denunciados por improbidade administrativa. Mesmo com obras paradas, governo de SP comprou trens para Linha 5

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Walace Lara  |  Postado em: 12 de julho de 2016

 

Trens novos foram comprados para a Linha 5-Lilás do Metrô. Foto: Reprodução

 

O Ministério Público de São Paulo denunciou por improbidade administrativa nove pessoas, entre elas o atual e o ex-secretário de Transportes Metropolitanos do governo Alckmin e seis ex-presidentes do Metrô de São Paulo, após constatar que 26 trens novos estão guardados em pátios, alguns há mais de dois anos. A notícia foi dada em reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo.  

 

Segundo as investigações, os 26 trens foram comprados por R$ 615 milhões. Do total, 16 já foram entregues e dez estão na fabricante à espera de um local para serem guardados. Eles foram comprados para a Linha 5-Lilás, que vai ligar o extremo da Zona Sul com outras duas linhas, que tem sete estações e ainda está em expansão. A previsão inicial de entrega era de 2014 e passou para 2018.

 

Em 2010, o governo de São Paulo determinou a paralisação das licitações depois de denúncias de irregularidades no processo. Mesmo com as obras paradas, em 2011, o governo comprou os trens.

 

Na denúncia de improbidade administrativa, o promotor Marcelo Milani diz que “os trens estão abandonados e foram vandalizados”. “Esses trens já estão parados há dois anos, já estão perdendo a garantia. Tudo que está colocado naquele trem, principalmente em questão de eletrônica, de funcionamento, não vai ter utilidade, perdeu a utilidade”, disse Milani.

 

A investigação apontou ainda que os trens novos têm bitolas (distância entre os trilhos), de 1,37 metro, mas já existe um trecho da Linha-5 Lilás com trens com bitolas maiores.

 

“Os trens que ali estão não têm a mesma capacidade, têm que ser trocados no curso da mesma linha. Sem contar que o sistema de operação é completamente diferente, por isso também os agentes públicos estão sendo responsabilizados”, afirmou Milani.

 

Defesa

O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissoni, o ex-secretário Jurandir Fernandes, o ex-presidente do Metrô Sergio Avelleda, e mais seis foram denunciados.

 

Jurandir Fernandes afirmou que vai se inteirar do caso para prestar todos os esclarecimentos necessários.

 

As assessorias do governo de São Paulo, do PSDB, e do secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disseram que quem fala sobre a denúncia do Ministério Público é o Metrô.

 

O ex-presidente do Metrô Sergio Avelleda disse que desconhece o teor da ação e que esse contrato não foi assinado por ele. A fabricante dos trens, a CAF Brasil, disse que não comenta contratos em andamento em razão das cláusulas de confidencialidade.

 

Leia também:

Linha 6-Laranja do Metrô de SP será entregue apenas em 2021 

Com a crise, metrô de SP perde 86 mil passageiros por dia 

Consórcio TC-Linha 4 vence licitação para estações do Metrô de SP

Metrô de SP gastou R$ 193 mil em 2015 para manter obras paradas da Linha 4 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário