MP propõe Ação Civil Pública sobre ciclovia que desabou no Rio

Órgão quer que perícia seja feita antes de reabertura da estrutura

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: O Globo  |  Postado em: 04 de agosto de 2016

 

MP quer perícia no trecho que desabou da ciclovia Tim Maia, no Rio. Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

 

O Ministério Público propôs, nesta semana, ação civil pública contra o município do Rio, a GEO-Rio e o Consórcio Contemat-Concrejato, para “garantir a segurança da população e a reparação pelos danos morais sofridos” com o desmoronamento de parte da Ciclovia Tim Maia, no dia 21 de abril, deixando dois mortos. A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção da Ordem Urbanística requer liminarmente perícia da obra pelo Crea-RJ ou pela Coppe-UFFRJ antes da reabertura para o público.

 

A ação é resultado de inquérito civil instaurado para apurar se haveria a possibilidade de reforço estrutural ou se seria necessário demolir a estrutura. O procedimento também visava a garantir medidas de prevenção contra novos riscos, bem como apurar a responsabilidade civil pelo dano moral coletivo.

 

Técnicos do Gate/MPRJ vistoriaram o local do acidente e concluíram que o fator determinante para o rompimento da estrutura foi a ação de fortes ondas que atingiram as lajes, apoiadas pelos pilares 48, 49 e 50, que não estavam devidamente ancoradas. O Instituto de Criminalística Carlos Éboli e o Crea-RJ também apresentaram laudos periciais, nos quais concluíram que não se considerou no Projeto Básico e no Projeto Executivo o efeito da ação das ondas do mar sobre a parte da estrutura que ruiu.

 

Além disso, consta na Ação Civil Pública que o Crea afirmou que a GEO-Rio não possuiria expertise em projeto e construção de obras de arte especiais, de forma geral e em especial em região marinha. Estudos apresentados pela Coppe-UFRJ e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias, contratados pelo Município para avaliar a situação, indicaram a possibilidade de reconstrução da ciclovia, mediante algumas recomendações.

 

O MPRJ requer que o município seja proibido de reabrir a Ciclovia Tim Maia no trecho compreendido entre o nº 318 da Avenida Niemeyer e a Praia de São Conrado, na Zona Sul do Rio, até que a obra de reconstrução seja concluída de acordo com todas as normas técnicas exigíveis e devidamente periciada pelo CREA-RJ ou pela COPPE UFRJ.

 

Dano moral

Quanto ao dano moral, o Promotor explica que a grande repercussão do caso na imprensa nacional e internacional causou prejuízos à imagem da cidade, recaindo sobre a população carioca. “Além disso, a população suportou o dano de sua exposição irresponsável ao risco da obra ora executada com inequívocas falhas técnicas”, afirma.

 

O valor, a ser indenizado integralmente pelo Consórcio Contemat-Concrejato, e apenas de forma subsidiária pelos demais réus, deverá ser apurado ao final do processo e revertido para o Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).

 

Leia também:

Outros trechos da Ciclovia Tim Maia são vulneráveis à ação das ondas

MPF quer proibir reconstrução da ciclovia Tim Maia 

Reabertura de ciclovia no Rio depende do estudo das ondas, diz Paes 

Reabertura de ciclovia no Rio depende do estudo das ondas, diz Paes 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário