Como Anda: pesquisa revela ONGs que lutam pela mobilidade a pé

Cidade Ativa e Corrida Amiga divulgam primeiros resultados da pesquisa Como Anda. A ideia é catalogar coletivos que trabalham para disseminar o caminhar urbano

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / Como Anda  |  Autor: Regina Rocha  |  Postado em: 06 de setembro de 2016

 

Andar a pé está na moda. O Brasil já conta com dezenas de organizações que atuam para estimular esse modo simples, barato e sustentável de deslocamento nas cidades, muitas com apenas ativista, mas todas muito ativas


Para descobrir onde estão e quem são essas organizações os coletivos Corrida Amiga e Cidade Ativa realizaram a pesquisa Como Anda, um ambiciooso levantamento que tem o objetivo de mapear os ativistas e reunir esforços para campanhas conjuntas. Iniciada no primeiro semestre de 2016, a pesquisa começa a mostrar seus primeiros resultados.

 

Uma das revelações é que, em todo o país, as organizações que atuam pela mobilidade ativa ainda são muito jovens, tendo se constituído em sua grande maioria a partir de 2013, momento em que se verifica o "boom" dos movimentos, conta Sílvia Cruz, do Corrida Amiga.

 

Outra conclusão, após cinco meses do início do levantamento, é que as organizações se concentram principalmente na cidade de São Paulo. Na outra ponta, estão as regiões Norte e Nordeste, frente onde se observou nada ou muito pouco em termos organizativos.     

 

Até o momento, a pesquisa contabilizou um total de 130 organizações que responderam ao questionário no site do Como Anda. Mas a participação continua a crescer, já que em julho eram 107 - um acréscimo de 23 grupos no período de somente dois meses.   

 

Segundo Sílvia, o trabalho de busca por organizações, inicialmente realizado pelas pessoas que criaram o site - do Cidade Ativa, Corrida Amiga e Instituto Clima e Sociedade - aos poucos, com a divulgação da pesquisa, passou também a ser feito pelas entidades, que por conta própria entram no site e preenchem o questionário.    

 

A integrante do Corrida Amiga acredita que a pesquisa será uma ferramenta importante para ativistas e para a sociedade em geral: "Em primeiro lugar, ao entrar no site, as pessoas poderão conhecer outros grupos, saber o que vem sendo feito pela mobilidade a pé e estabelecer conexões, compartilhar experiências. A proposta é levar à sociedade a noção de que mobilidade a pé é meio de transporte, o modo primordial, e que deve ser priorizada portanto. É a nossa expectativa", conclui.


Sobre a pesquisa o Como Anda

pesquisa Como Anda, desenvolvida pelas ONGs Cidade AtivaCorrida Amiga, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade surgiu da necessidade de compreender o movimento formado por grupos que atuam pela Mobilidade a Pé no Brasil. Através de uma plataforma online a pesquisa mapeia as organizações que trabalham com o tema a fim de entender suas estratégias de atuação e, ao mesmo tempo, compartilhar os dados das iniciativas mapeadas, identificando oportunidades e desafios para que os grupos se fortaleçam e se consolidem no cenário de debate sobre  a mobilidade urbana, com  grande destaque para a mobilidade ativa.


A participação das organizações

Para participar da pesquisa Como Anda as organizações responderam o questionário diretamente no site www.comoanda.org.br.  As questões exploram  as informações referentes à sua criação e motivações, além de dados sobre sua abordagem, recursos financeiros, comunicação, forma de atuação e parcerias.


A plataforma Como Anda

Como Anda é o espaço de encontro das organizações que atuam pela mobilidade a pé no Brasil, podendo ser utilizada como ferramenta para identificar possíveis atuações, viabilizar parcerias e potencializar ações. Além de apresentar os resultados do mapeamento de modo interativo, cada usuário poder cruzar as informações disponíveis de acordo com seu interesse, seja buscando um perfil específico de organização, seja explorando o cenário das organizações que atuam com a mobilidade a pé de maneira mais ampla. Há ainda uma linha do tempo da mobilidade a pé, que inclui os acontecimentos que marcaram as últimas décadas do movimento e que provocaram transformações e trouxeram impactos em políticas públicas, educação, cultura. Por fim, é apresentado  um panorama das leis sobre o tema que influenciam a infraestrutura, governança e gestão dos espaços da mobilidade a pé.

 

Na página os interessados também podem acessar matérias exclusivas sobre o tema, com referências a organizações mapeadas, e podem baixar arquivos editáveis com dados da pesquisa.

 

Próximos passos     

O Como Anda realizou encontros presenciais e online para apresentar os resultados da pesquisa e também para entender junto às organizações mapeadas qual o papel futuro da pesquisa em prol do fortalecimento do movimento que atua pela causa. Dos encontros, observou-se a necessidade de: dar continuidade ao mapeamento, deixando a plataforma aberta para que novas iniciativas possam se unir à rede; fortalecer o seu papel como “hub” da mobilidade a pé, reunindo e disponibilizando informações, materiais e outras ferramentas sobre o tema; e promover encontros regionais com as organizações para trocar experiências e entender as necessidades locais em busca de soluções para a melhoria das condições para o deslocamento a pé.

Até o final do ano, a equipe pretende consolidar os resultado obtidos com o mapeamento, leitura de legislação, linha do tempo e principais cases em um relatório, que evidenciará o processo de construção do Como Anda junto às organizações. O relatório estará disponível para download no próprio site.


Como Anda

Sitehttp://comoanda.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/pesquisacomoanda

Medium: https://medium.com/@comoanda/

 

Cidade Ativa | Corrida Amiga

Cidade Ativa é formada por colaboradores de diversas áreas que acreditam em cidades e estilos de vida mais saudáveis. Para nós, cada edifício, praça, escada ou calçada esconde uma oportunidade de redescobrir a cidade e promover hábitos mais ativos. Por isso, pesquisamos a relação entre saúde, comportamento e a forma dos centros urbanos para elaborar projetos que incentivem as pessoas a sair de casa e participar ativamente na transformação de suas comunidades.

 

Corrida Amiga é uma rede de voluntários que surgiu no início de 2014, visando incentivar a mobilidade a pé nos grandes centros urbanos. Os voluntários atuam como agentes multiplicadores com a missão maior de transformar a vida das pessoas, estimulando-as a trocarem o carro - e a vida sedentária - pelo tênis. No intuito de garantir que mais pessoas realizem seus deslocamentos a pé, tem também uma forte atuação em advocacy e pesquisa. A Corrida Amiga é idealizadora da Campanha #Calçada Cilada que, com o apoio de inúmeras organizações parceiras, mapeia irregularidades nas calçadas por meio do aplicativo e da plataforma Cidadera, uma interface interativa e prática que vocaliza as demandas de melhorias na mobilidade a pé e acessibilidade.

 

Instituto Clima e Sociedade

O iCS é uma organização filantrópica que promove prosperidade e economia de baixo carbono no Brasil. Formamos parte de uma rede de refinanciadores filantrópicos que catalisam políticas climáticas de nível global, nacional e regional para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. A rede inclui ClimateWorks Foundation, Energy Foundation, China Energy Foundation, European Climate Foundation, Latin America Regional Climate Initiative – Mexico e Shakti Sustainable Energy Foundation – India.


Leia também:

O poder econômico e social das cidades caminháveis 

Pesquisa do Ibope sobre mobilidade urbana em SP será lançada dia 19 

Ranking da mobilidade ativa em SP: Erundina passa Haddad 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário